Notícias


10/07/2013 -

Governo pedirá explicação aos EUA sobre espionagem




Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República divulgou nota nesta quarta-feira
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República divulgou nesta quarta-feira nota em que diz que o governo brasileiro solicitará "esclarecimentos adicionais" ao governo norte-americano sobre a suposta espionagem por parte de órgãos de inteligência daquele país, conforme revelado pelo jornal O Globo.
 
Segundo a nota, o "governo brasileiro não autorizou nem tinha conhecimento das atividades denunciadas". "A eventual participação de pessoa, instituição ou empresa do país nestas atividades é inconstitucional, ilegal e sujeita às penas da lei", informa a nota.
 
Técnicos no Brasil
 
O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, comprometeu-se a organizar uma equipe de especialistas em vários setores associados às comunicações para investigar as denúncias de espionagem de cidadãos brasileiros por agências americanas.
 
Em reunião com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, na terça-feira, Shannon disse que a equipe de técnicos deverá prestar esclarecimentos ao governo brasileiro. O embaixador entregou a Patriota um documento, de uma página, informando a criação do grupo de especialistas e se comprometendo a colaborar.
 
Shannon reconheceu como legítimo o direito do Brasil de protestar contra a suposta espionagem, mas em nenhum momento admitiu que seu governo tenha realizado tais atividades. Documentos vazados pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden indicam que e-mails e telefonemas de brasileiros foram monitorados e uma base de espionagem em Brasília teria sido montada pelos americanos.
 
Na terça-feira, o jornal O Globo noticiou que cidadãos da Colômbia, México, Argentina, Equador, Venezuela, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, Paraguai, Chile, Peru, Brasil e El Salvador foram alvos do programa de monitoramento de ligações telefônicas e internet da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA, na sigla em inglês).
 
Por RAFAEL MORAES MOURA, estadao
Postado por Fernando Almeida

Mais Notícias

Enquete ver parcial

Você acha que Lula deve ser preso?

E-mail: [email protected]

Fone: (55) 3781-1255

Endereço: Pe. Roque Gonzáles, 08, Centro

Santo Augusto | RS | Brasil | 98590-000