Notícias


23/03/2016 - 05:33:43

Israel fecha Cisjordânia por causa das festas de Purim




O país Israelense fechou a Cisjordânia, ocupada até a noite de sábado por razões de segurança devido à festa judaica de Purim, que começa na noite desta quarta-feira, informou o exército israelense.

O isolamento começou nesta quarta-feira à 01h00 local (20h00 de terça-feira, horário de Brasília) e será mantido até sábado à meia-noite, disse uma porta-voz militar.

A Cisjordânia não foi fechada no ano passado durante estas celebrações. Neste ano, no entanto, a decisão foi tomada por "ordem da direção política" e após uma "avaliação da situação", disse a porta-voz.

O fechamento da Cisjordânia afetará dezenas de milhares de palestinos que trabalham em Israel. Casos excepcionais "humanitários e médicos" serão autorizados a entrar em Israel, disse.

Durante a festa de Purim são realizadas festividades e desfiles de rua em todas as cidades de Israel. O Muro das Lamentações, no centro histórico de Jerusalém, recebe nesta ocasião muitas visitas.

Israel, Jerusalém e os Territórios Palestinos são palco desde 1º de outubro passado de uma onda de violência que já matou 198 palestinos, 28 israelenses, dois americanos, um eritreu e um sudanês, segundo um balanço da AFP. A maioria dos palestinos mortos são autores ou supostos autores de ataques.

 

Postado por Fernando Almeida

Foto: Fernando Almeida/Especial

Mais Notícias

Enquete ver parcial

O que você diria sobre seu candidato à presidência do Brasil?

E-mail: [email protected]

Fone: (55) 3781-1255

Endereço: Pe. Roque Gonzáles, 08, Centro

Santo Augusto | RS | Brasil | 98590-000