Notícias


24/05/2016 - 06:03:47

Secretário de Educação do RS diz que teve pedido de demissão negado




O secretário de Educação do Rio Grande do Sul, Vieira da Cunha, disse na manhã desta terça-feira (24) que chegou a entregar para o governador José Ivo Sartori sua carta de demissão antes das férias de 15 dias, das quais retornou na segunda-feira (23).

 

Na entrevista concedida à rádio Gaúcha, ele afirmou que o pedido, no entanto, não foi aceito pelo chefe do Executivo Estadual.
 

“Os motivos eram as dificuldades de implantação das escolas de tempo integral, que me pareciam intransponíveis. O governador entendeu as minhas razões, em uma conversa franca e respeitosa, mas não quis aceitar, e no mesmo dia, antes de eu viajar, assinou um decreto ampliando de 9,9 mil para 24,5 mil o número de jovens (atendidos pelas escolas de tempo integral)”, disse Vieira da Cunha.
 

Durante as férias de Vieira da Cunha teve início um processo de ocupação das escolas estaduais do Rio Grande do Sul, cujo número passa de 100, seguido da greve dos professores que já entra em sua segunda semana nesta terça-feira (24).

 

Os professores pedem aumento de 24% e contam com o apoio dos estudantes nas escolas ocupadas, onde os manifestantes reclamam das condições precárias dos edifícios e pedem a retirada do projeto de lei, no Legislativo, que autoriza a atuação de entidades sem fins lucrativos na educação.

 

“Me comprometi a responder por escrito cada um dos itens colocados (na mesa de negociação) no dia 31 e espero que com as respostas formar e efetivas do governo eles possam chamar uma assembleia e retornar (ao trabalho). Porque a principal revindicação, que é o reajuste. Nós fomos muito sinceros, no sentido de dizer que, embora o salário esteja aquém do que merecem receber os professores, não há condições, neste momento, do governo fazer qualquer proposta, haja vista a profunda crise financeira do estado”, disse Vieira na entrevista à rádio.

 

 

Fonte: Do G1, RS

Postado Por: Ed Júnior

Enquete ver parcial

O que você diria sobre seu candidato à presidência do Brasil?

E-mail: [email protected]

Fone: (55) 3781-1255

Endereço: Pe. Roque Gonzáles, 08, Centro

Santo Augusto | RS | Brasil | 98590-000