Notícias


24/10/2016 - 10:46:32

Confira cinco erros que podem fazer com que você coma demais




Se você está na onda do projeto verão e quer perder alguns quilinhos, saiba que nem sempre se propor a comer menos adianta. Para diminuir o tamanho do prato, é preciso ajustar o comportamento na hora de fazer as refeições. A especialista em nutrição Susan Bowerman aponta cinco erros que podem estar fazendo com que você coma demais e traz dicas para andar na linha.

 

Não prestar atenção ao alimento

Quando o foco está na televisão, na internet, no trânsito ou no trabalho e não no prato, é fácil extrapolar sem perceber.

– Reserve cerca de 20 minutos para cada refeição. Nesse período, em vez de olhar e-mails, aproveite para curtir o sabor, o cheiro e a aparência da comida. Se estiver em casa, coma sentada à mesa, com direito à toalha e uma música suave ao fundo.

 

Se servir demais

A maioria das pessoas não quer desperdiçar a comida posta no prato. Então, vale a pena pensar nisso na hora de se servir.

– Para não comer mais do que deveria e se arrepender depois, pense no tamanho da sua fome antes. Isso deverá ajudá-la a reduzir cerca de 20% das calorias ingeridas – explica Susan.

 

Ficar muito tempo em jejum

Se, para comer menos, você fica mais tempo sem comer, talvez esta não seja a melhor estratégia. A especialista em nutrição explica que ficar muito tempo sem se alimentar só aumenta a fome e faz com que você coma demais assim que tiver uma oportunidade.

– Para a maioria das pessoas, a cada três ou quatro horas o corpo manda um recado avisando que precisa de combustível. Para estar preparada, basta planejar suas refeições antes de sair de casa e consumir um pouco de proteína para postergar a chegada da fome.

 

Comer estressada

Susan explica que, quando você está estressada, acaba comendo muito mais calorias do que deveria. Uma das melhores estratégias para lidar com o emocional é encontrar outras forma de lidar com o estresse, como, por exemplo, chamar um amigo para conversar, fazer caminhada ou tomar uma xícara de chá.

– Assim que perceber que está comendo compulsivamente, procure anotar em um papel o que está sentindo naquele momento. Isso pode ajudá-la a descobrir quais são seus gatilhos para a comida e acionar o freio por um ou dois minutos, o que, às vezes, pode ser suficiente para controlar o apetite.

 

5. Mastigar pouco a cada garfada

Susan Bowerman explica que o cérebro leva cerca de 20 minutos para registrar que o estômago está cheio –  suas refeições não deveriam levar menos tempo que isto. A dica é prestar atenção na sua mastigação e, se perceber esse problema, comer em frente a um espelho quando possível.

– Muitas pessoas comem mais devagar ao se verem comendo. Além disso, experimente comer por etapas: primeiro a salada e depois a carne ou, por exemplo, iniciar pelos alimentos menos calóricos até chegar ao prato principal. Inclua também alimentos ricos em fibras, que exigem mais da mastigação e, por isso, desaceleram a refeição.

 

Postado Por: Ed Júnior

Mais Notícias

Enquete ver parcial

O Brasil está fora da copa, e agora?

E-mail: [email protected]

Fone: (55) 3781-1255

Endereço: Pe. Roque Gonzáles, 08, Centro

Santo Augusto | RS | Brasil | 98590-000