Notícias


13/06/2017 - 15:22:09
Postado por: Maira Kempf

Feijão Safrinha: Emater calcula perda de mil toneladas em Santo Augusto




Maiores prejuízos se concentram em lavouras de Rincão dos Paiva e São Jacó

A EMATER divulgou na manhã desta terça-feira, 13, alguns dados sobre os prejuízos causados pelas intensas chuvas no meio rural de Santo Augusto. 

Segundo o Engenheiro Agrônomo, Júlio Paris, os maiores estragos se concentram nas safrinhas de soja e feijão, e nas de milho, que estava sendo cultivado para silagem. Os pecuaristas também registraram danos nas pastagens e alguns perderam a produção de leite, visto que as estradas não davam condições para o escoamento do produto. 

Em relação à safrinha, Paris ressaltou os significativos prejuízos causados nas lavouras de feijão. Segundo ele, de uma área total de 900 hectares, 630 foram atingidos. Com isso, a produtividade que era estimada em 2.114 kg/ha ficará em torno de 634 Kg/ha, uma perda de mil toneladas. 

As lavouras com essas culturas que foram mais atingidas ficam nas localidades de Rincão dos Paiva e São Jacó. 

O levantamento ainda não foi finalizado, mas o Coordenador da Defesa Civil, Antônio Stival, informou que na primeira fase, quando houve o decreto de situação de emergência em Santo Augusto, o prejuízo calculado foi de R$ 5 milhões. Após esse decreto, houve mais danos, quando então o município decretou agravamento da situação de emergência. Os números finais não foram divulgados. 

 

Foto: Divulgação

Mais Notícias

Enquete ver parcial

O que você quer em 2018?

E-mail: [email protected]

Fone: (55) 3781-1255

Endereço: Pe. Roque Gonzáles, 08, Centro

Santo Augusto | RS | Brasil | 98590-000