Notícias


07/07/2017 - 10:34:07
Postado por: Maira Kempf

Novo presidente da Famurs assume mandato




Cerimônia de posse ocorreu durante o 37º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul

O prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias, é o novo presidente da Famurs. A cerimônia de posse ocorreu na tarde de ontem, durante o 37 Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, no centro de eventos do Hotel Plaza São Rafael, com a participação do governador do Estado, José Ivo Sartori. O novo presidente substitui o ex-prefeito de Arroio do Sal, Luciano Pinto.

Aumento da autonomia das prefeituras, desburocratização da gestão pública e revisão das dívidas previdenciárias dos municípios estão entre os principais objetivos da nova administração. De acordo com Dias, a dívida da saúde e a defasagem do repasse para o transporte escolar são temas sobre os quais a nova gestão também irá se debruçar. “Temos que ter uma gestão de resultado focada em atividades que possam propiciar desenvolvimento e qualidade de vida ao nosso povo”, disse.

Com relação à dívida da Previdência, será formado um grupo de trabalho com o objetivo de orientar os prefeitos sobre os regimes geral e próprio da previdência social. “Nós temos diversas ações em andamento, mas diante da crise que vivemos no país, temos que nos preocupar com as prioridades: segurança, saúde e educação. Vamos dialogar junto aos governos”, disse.

Salmo Dias disse estar otimista, apesar da atual crise política e econômica do país. Segundo o novo presidente, o municipalismo é a melhor estratégia com relação ao uso de recursos públicos. Além disso, ressaltou que da crise podem se criar possibilidades. “Nossa nação está repensando coisas que deixamos de lado nos últimos anos. Decisões fundamentais estão sendo encaradas agora, e a conjuntura acaba sendo uma janela para as reformas, como a do Pacto Federativo”, alegou.

Por outro lado, o agora ex-presidente da Famurs, Luciano Pinto, aproveitou o discurso de despedida para salientar as ações realizadas durante a sua gestão. “Conquistamos quase R$ 1,7 bilhão para as prefeituras do Rio Grande do Sul. Um montante que faz a diferença para as nossas comunidades”, afirmou. Entre as ações destacadas pelo ex-presidente estão a liberação de recursos para os municípios em emergência, o reajuste do transporte escolar e o pagamento de atrasos referentes a assistência social.

 

Fonte: Correio do Povo

Mais Notícias

Enquete ver parcial

O que você diria sobre seu candidato à presidência do Brasil?

E-mail: [email protected]

Fone: (55) 3781-1255

Endereço: Pe. Roque Gonzáles, 08, Centro

Santo Augusto | RS | Brasil | 98590-000