Notícias


10/07/2017 - 07:36:28
Postado por: ED Júnior

Milho esparramado: Brasil não dá conta de estocar a ?safrinha?




Começaram a surgir as impressionantes imagens de montanhas de milho armazenadas a céu aberto no Mato Grosso, principal produtor de grãos do País. Neste ano, a primeira situação de estocagem ao ar livre foi registrada na fazenda Tupi Barão, do grupo multinacional El Tejar, no município de Ipiranga do Norte.

Deixar o milho colhido ao relento pode ser resultado de uma simples conta que não fecha: estimativas mais conservadoras mostram que o Brasil deve fechar o ciclo 2016/2017 com uma supersafra de 220 milhões de toneladas de grãos, podendo chegar até 238 milhões, se valer a última projeção do IBGE. A capacidade de armazenamento, no entanto, é de 168 milhões de toneladas, cerca de 60% do total produzido.

“Enquanto tivermos este déficit de estocagem, não será a primeira nem a última vez que veremos isso. O que acontece é que o milho sempre vai ser preterido no armazenamento, quando competir com a soja”, aponta o diretor-executivo da Associação dos Produtores de Soja do Brasil, Fabrício Rosa, lembrando que a soja dá mais rentabilidade para o produtor.

 

Fonte: Gazeta do Povo

Mais Notícias

Enquete ver parcial

O Brasil está fora da copa, e agora?

E-mail: [email protected]

Fone: (55) 3781-1255

Endereço: Pe. Roque Gonzáles, 08, Centro

Santo Augusto | RS | Brasil | 98590-000