Notícias


10/10/2017 - 10:02:55
Postado por: Maira Kempf

Estudantes da ASUNI estão há quase dois anos sem recursos do Passe Livre




Prefeitura informa que demora é decorrente de processos burocráticos, mas que está buscando regularizar o programa.

Diante de um cenário de crise, os estudantes de Santo Augusto associados à ASUNI (Associação Santo-augustense dos Universitários de Ijuí) contam com o Passe Livre para minimizar os impactos que os gastos com transporte representam no orçamento, visto que, atualmente, uma viagem para Ijuí custa R$ 550,00 (R$ 25.000,00 por mês) valor que os cerca de 130 associados precisam desembolsar na íntegra. 

O Passe Livre cobriria em torno de 60% do montante, informou o presidente da ASUNI, Jonathan Janke, no entanto, os estudantes estão há quase dois anos sem receber o benefício – o último repasse foi referente ao 1º semestre de 2015. 

A Rádio Querência entrou em contato com a Prefeitura, para saber o que impede a execução do programa em Santo Augusto e fomos informados que a situação atual é resultado de um lento processo burocrático. 

Segundo informações da Chefe de Gabinete, Marlise Sperotto, “os recursos referentes ao 2º semestre de 2015 foram disponibilizados para o município ao final de 2016, e isso ocasionou uma demora com relação a quem era o responsável na época, para organizar toda a documentação comprobatória para o município poder pagar”. 

Aliado a isso, houve, em 2016/2017, a troca de gestão, quando então o servidor encarregado pelo programa não permaneceu no cargo. Com isso, foi necessária nova nomeação, que ocorreu em março, mas a efetivação como responsável pelo Passe Livre – com acesso ao sistema, só ocorreu no último mês de setembro. A responsável pelo setor será Camila Liberatto Schossler. 

Marlise salientou que “a partir de agora, será realizado o devido cadastro e efetivação do pagamento referente ao 2º semestre de 2015 – dinheiro que está nos cofres do município”. Depois disso, haverá prestação de contas, para só posterior a essas etapas, abrir-se novamente o edital, quando então os estudantes que utilizaram transporte no ano passado realizarão o cadastro, e aí sim, se o Estado liberar, os valores serão pagos. 

O presidente da ASUNI salienta que está reivindicando o que é direito dos estudantes, para isso, inclusive, acionou a Defensoria Publica e o Ministério Público. O programa é muito importante para os estudantes, alguns, deixaram de matricular-se em matérias, para poder pagar o valor do transporte, frisou o responsável pela ASUNI. 

Passe Livre 

O Passe Livre é um programa onde o Governo Estadual destina recursos financeiros para auxiliar estudantes com renda per capita de 1,5 salário mínimo e que residem em uma cidade e estudam em outra. Para ter direito ao benefício de duas passagens gratuitas por dia, os estudantes terão que comprovar frequência nas instituições de ensino. 

Mais Notícias

Enquete ver parcial

Você já tem candidato para presidente do Brasil?

E-mail: [email protected]

Fone: (55) 3781-1255

Endereço: Pe. Roque Gonzáles, 08, Centro

Santo Augusto | RS | Brasil | 98590-000