Notícias


13/11/2017 - 16:32:22
Postado por: Maira Kempf

Departamento de Defesa Agropecuária esclarece normativa sobre GTA




Dispensa da GTA está liberada apenas para animais que estejam dentro do município de origem, participando de eventos locais, não registrados.

A Inspetoria Veterinária de Santo Augusto divulgou na última semana uma nota do Departamento de Defesa Agropecuária, que traz esclarecimentos sobre a Instrução Normativa 10/2017, que trata do trânsito equino no Rio Grande do Sul, especificamente da liberação da GTA – Guia de Trânsito Animal, para animais em determinados eventos. 

Inicialmente, o departamento esclarece que todos os eventos, independente do caráter -regional, estadual ou internacional, precisarão ser registrados. Além disso, nesses eventos, todos os animais participantes precisarão ter a guia, mesmo que sejam do município de origem do evento. 

A dispensa da GTA só está liberada para animais que estejam dentro do município participando de eventos locais, não registrados, onde só haja animais daquele município, como exemplo o documento cita rodeios em propriedades particulares, cavalgadas como prática de lazer, ou carroceiros que circulam no município. 

Por fim, o Departamento de Defesa Agropecuária esclarece que, mesmo nesses casos liberados, todos os animais precisam estar em dia com os exames sanitários. 

Mais Notícias

Enquete ver parcial

Você já tem candidato para presidente do Brasil?

E-mail: [email protected]

Fone: (55) 3781-1255

Endereço: Pe. Roque Gonzáles, 08, Centro

Santo Augusto | RS | Brasil | 98590-000