Notícias


16/11/2017 - 16:13:07
Postado por: Maira Kempf

BM identifica desmatamento na Terra Indígena do Guarita




Entre os flagras, estão desmatamento para cultivo de culturas agrícolas e área de mineração

A pedido da Promotoria de Justiça de Tenente Portela e da Procuradoria da República do Município de Palmeira das Missões, o Comando Ambiental da Brigada Militar sobrevoou, na última sexta feira, 10, a área indígena do Guarita, no município de Tenente Portela. Durante o voo, foi constatado desmatamento da Mata Atlântica nativa em diversos pontos da reserva.

Conforme auto de constatação lavrado pelo CABM, foram identificados oito locais de desmatamento realizados com o auxílio de máquinas e cujas áreas estão sendo convertidas para o cultivo de culturas agrícolas, principalmente a soja. Ainda foram encontradas uma área de mineração, casebres e acampamentos que, segundo informações colhidas pelo Comando Ambiental, não pertencem à população indígena.

A Guarita é a maior reserva indígena do Rio Grande do Sul, cobrindo mais de 23 mil hectares pertencentes ao bioma Mata Atlântica nos municípios de Tenente Portela, Erval Seco e Redentora. A população indígena na área é de quase seis mil pessoas pertencentes às etnias Kaingang, em sua grande maioria, e Guaraní.

 

 Fonte: Ministério Público RS 

Mais Notícias

Enquete ver parcial

Você acha que Lula deve ser preso?

E-mail: [email protected]

Fone: (55) 3781-1255

Endereço: Pe. Roque Gonzáles, 08, Centro

Santo Augusto | RS | Brasil | 98590-000