Notícias


07/12/2017 - 11:11:14
Postado por: Maira Kempf

Projeto Cultivando o Futuro 2017 formou 230 jovens




Iniciativa deste ano contou com a parceria entre a SETREM e o Sicredi Noroeste, abrangendo sete escolas da região

Foi realizada na terça-feira, 05, a formatura do Cultivando o Futuro 2017, nesta edição realizado em parceria entre a SETREM e o Sicredi Noroeste. O Projeto teve como objetivo proporcionar informações técnicas e práticas a alunos do 8º e 9º ano de escolas da região, em atividades que são encontradas no dia-a-dia das áreas de hortifrúti, lavoura e pecuária, derivados de leite, informática e educação financeira.

Participaram 230 alunos das seguintes instituições de ensino: Escola Municipal de Ensino Fundamental Itamarati e Colégio Estadual Caldas Junior, de Alegria; Escola Municipal Papa Pio XII, de Nova Candelária; Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa, de São José do Inhacorá; Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Otalísio Hartemink, de Doutor Maurício Cardoso; Instituto Estadual de Educação Cardeal Pacelli e Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Alberto Pasqualini de Vila Consolata, de Três de Maio.

Considerando a importância da produção de alimentos, da tecnologia da informação e da economia na sociedade, assim como a integração destas, o Projeto buscou também incentivar os participantes a verem essas áreas como ótimas opções profissionais a serem seguidas. A coordenação do Cultivando o Futuro foi desempenhada pelo professor Claudinei Marcio Schmidt, com apoio da professora Cleia Moraes, tendo como monitores os acadêmicos Deilon Kunz, Rebeca Littmann, Alisson Savicki e Leonardo Maleico.

 

A solenidade

A solenidade de formatura, realizada no Auditório do Campus SETREM, contou com a presença de Sandro Ergang, Diretor Geral da SETREM, Glei Amaro Linhares, Presidente do Sicredi Noroeste, Nírio Metska, Vice-Presidente do Sicredi Noroeste, Marcos Carrafa, coordenador do curso de Agronomia da SETREM, Claudinei Marcio Schmidt, coordenador do curso Técnico em Agropecuária da SETREM e Edinei Steffen, coordenador do curso Técnico em Informática da SETREM. Ao final do evento foi servido coquetel aos formandos.

 

Extrema importância

A professora Cleia exalta a valorização do Cultivando o Futuro. “Especialmente em nossa região, que tem a agricultura na base da economia, fazer com que esses jovens, ainda no Ensino Fundamental, possam ter contato com atividades agropecuárias e de gestão econômica, é de grande importância. Foi possível apresentar a relevância de enxergarem nessas atividades oportunidades profissionais para o futuro. Nessa idade, saber como conquistar e administrar o dinheiro para o futuro é importante, assim como também é ampliar a visão sobre a área rural e suas oportunidades. Foi uma experiência rica o trabalho com eles, essencialmente porque as oficinas foram ministradas por acadêmicos de Agronomia e de Sistemas de Informação, envolvendo-os em atividades práticas e melhorando a comunicação de cada um”.

 

Experiências para todos

Além dos vários relatos dos participantes do Programa referentes à importância do mesmo, assim como a elogios de professores das escolas, os monitores também encerram esta edição do Cultivando o Futuro com experiências e novos conhecimentos agregados. “Foi muito bom para mim trabalhar em meio ao que pretendo seguir em minha vida, que é a Agronomia. Além de todo conhecimento, cresci muito ao conseguir falar melhor em público e ampliar a interação com as pessoas. Tive que perder a timidez e a vergonha ao ter que ministrar oficinas para alunos do 8º e 9º ano, passando conhecimentos importantes para eles. Consegui agregar muito à minha vida de estudante”, destaca Rebeca Littman.

 

Fonte: SETREM

Mais Notícias

Enquete ver parcial

Você já tem candidato para presidente do Brasil?

E-mail: [email protected]

Fone: (55) 3781-1255

Endereço: Pe. Roque Gonzáles, 08, Centro

Santo Augusto | RS | Brasil | 98590-000