Notícias


25/12/2017 - 21:04:29
Postado por: Fernando Almeida

Liminar garante empréstimo bancário para 13° mesmo se servidor tiver dívidas




Uma liminar impede o Banrisul de condicionar o empréstimo do 13º salário ao pagamento de dívidas anteriores dos servidores estaduais com o banco. A decisão, de sexta-feira (22), é da juíza Gisele Azambuja.

O pedido foi feito pela Federação dos Servidores Públicos do Estado (Fessergs), que alega que os servidores estavam sendo coagidos e até impedidos de tomar o empréstimo no caso de terem ações judiciais contra o banco.

Com a liminar, o Banrisul estará obrigado a conceder o empréstimo sem nenhuma restrição. Como é feriado de Natal nesta segunda-feira (25), a medida valeria a partir de terça (26).

Por meio de nota, o Banrisul informou que ainda não foi intimado e aguarda o teor da decisão judicial.

Banrisul abre mais cedo para atendimento a servidores
As agências do Banrisul de Porto Alegre terão a abertura antecipada para 8h30 nesta semana, até quinta (28). Isso porque na sexta (29), último dia útil do ano, as agências estarão fechadas ao público, somente com expediente interno, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O atendimento será exclusivo para os servidores municipais que desejarem sacar o empréstimo do 13º salário. A contratação da operação de crédito estará disponível a partir desta terça (26) para os funcionários do município que possuem conta corrente ou poupança no Banrisul. Quem não tem, deve abrir ou ativar a conta corrente a partir do dia 3 de janeiro de 2018.

Quem optar por não realizar o empréstimo receberá o pagamento com correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e juros de 1% ao mês.

Os horários serão estendidos também para servidores do estado. No dia 20, os funcionários começaram a fazer a operação.

Porém, com o grande número de interessados, o atendimento no banco do estado apresentou instabilidade e diversos clientes reclamaram das filas.

Na ocasião, o Banrisul informou que o sistema "apresentou oscilações devido ao movimento acima do normal".

Fonte: G1/RS

Mais Notícias

Enquete ver parcial

O que você quer em 2018?

E-mail: [email protected]

Fone: (55) 3781-1255

Endereço: Pe. Roque Gonzáles, 08, Centro

Santo Augusto | RS | Brasil | 98590-000