Notícias

28/02/2018 - 09:22:03
Postado por: Maira Kempf

Granizo causa estragos em municípios da região sul do RS




Prejuízos foram registrados, principalmente, na área rural da região

O mau tempo que ganhou força no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (27) causou estragos na região sul do Estado, principalmente, em razão da queda de granizo em alguns municípios. Canguçu e São Lourenço do Sul estão entre as cidades mais afetadas pela queda das pedras de gelo. A Coordenadoria Regional da Defesa Civil em Pelotas, responsável pela região, informou que os principais prejuízos foram registrados nas áreas rurais desses municípios, que estão sendo castigados pela estiagem.


O coordenador municipal da Defesa Civil em São Lourenço do Sul, José Valdoir Ribeiro, informou que todos os estragos foram registrados na área rural do município, no limite com Canguçu. Até o momento, segundo Ribeiro, os danos são apenas patrimoniais:

— Danificou carros, casas, igrejas e plantações. No momento, ainda não temos um balanço dos estragos, pois o auxílio aos moradores continua na noite desta terça. Vamos começar a contabilizar os estragos a partir de amanhã, com o auxílio da Emater.

O produtor Denis Peglow, 35 anos, que tem propriedade na localidade de Santa Augusta, em São Lourenço do Sul, teve suas plantações de fumo e soja danificadas pelas pedras de gelo. Segundo Peglow, a perda em suas plantações foi praticamente total. O agricultor informou que o fenômeno durou cerca de 20 minutos. 

— O granizo danificou toda a plantação de fumo, cerca de quatro hectares. Já tinha perdido boa parte da plantação de soja por causa da seca, e o pouco que ficou foi danificado pelo granizo — lamentou o agricultor.

Segundo o produtor, as pedras de gelo não danificaram apenas as lavouras, mas também os produtos armazenados, prontos para venda, pois telhados de galpões foram avariados, expondo o material armazenado.

A Defesa Civil na Região Sul disse que está auxiliando os moradores no reparo dos danos causados pelo granizo, com a distribuição de lonas e outros materiais, mas ainda não tem um balanço sobre o número de afetados pelo mau tempo desta terça-feira. O mau tempo também foi registrado em Piratini, Morro Redondo, Camaquã e Pelotas. 


Fonte: Gaúcha ZH

Mais Notícias

Enquete ver parcial

Você acha que o Brasil vence a Copa?

E-mail: [email protected]

Fone: (55) 3781-1255

Endereço: Pe. Roque Gonzáles, 08, Centro

Santo Augusto | RS | Brasil | 98590-000