Notícias


09/03/2018 - 15:19:07
Postado por: Redação

Prefeito garante que município irá cumprir acordo de comprar área agrícola para o IFFar




Com déficit de dois milhões, Prefeitura pretende leiloar propriedades bem como conseguir apoio de parlamentares para cumprir promessa

O tão sonhado curso superior de Agronomia recebeu sua primeira turma no Instituto Federal Farroupilha - IFFar campus Santo Augusto em meados de fevereiro. A conquista veio para fechar com chave de ouro os dez anos do campus, que se desenvolve diariamente, ofertando ensino gratuito e de qualidade há aproximadamente mil alunos. 

Para o campus receber mais esse curso superior de agrárias – pois já oferta o Tecnólogo em Agronegócio, algumas medidas precisaram ser adotadas pela Direção - adaptação da infraestrutura, contratações no quadro de pessoal e a garantia de que a instituição conseguiria uma área agrícola para as aulas práticas do novo curso. 

Sem condições próprias, a Direção do IFFar pediu apoio à Prefeitura – visto que a instalação do novo curso trará desenvolvimento ao município. Desse modo, em 2016 foi feito um acordo com o Prefeito, na época José Luis Andrighetto, bem como, com o Legislativo, quando então foi garantido que o município adquirira a área necessária, 25 hectares. 

Para essa ação, foi criada uma comissão, intitulada Pró-Agronomia, integrada por representantes da OAB, LIONS Clube, ACISA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Augusto, IFFar, Câmara de Vereadores; Sindicato Rural e Prefeitura, que elaborou um Plano de Referência – documento onde consta as características necessárias à área a ser comprada. Com todos os parâmetros traçados, o próximo passo seria lançar edital, para que os interessados em vender áreas pudessem oferecê-las. 

No entanto, na quinta-feira, 08, a reportagem da Rádio Querência conversou com o prefeito, Naldo Wiegert, que foi categórico ao dizer que o edital não será lançado nesse momento, pois o município não tem condições orçamentárias de comprar a área, visto que, com a queda na arrecadação, possui déficit de dois milhões de reais. Mesmo assim, Naldo garantiu que alguma medida será adotada – “o município pretende cumprir com essa responsabilidade que assumiu”. 

Uma das alternativas, segundo o administrador, é locar uma área. Essa sugestão foi encaminhada em ofício à direção do IFFar – que ainda não deu resposta. Enquanto isso, também é estudada a possibilidade de leiloar alguns bens – propriedades pertencentes à Prefeitura e que estão inutilizadas, tudo visando conseguir o valor necessário. 
Em contato com imobiliárias locais, a reportagem foi informada que uma área de 25 hectares nas proximidades do IFFar custaria em torno de 1,5 milhões. 

Em viagem recente à Brasília, o Prefeito Naldo também discutiu o assunto com alguns parlamentares, pois há a possibilidade de destinação de emendas. 

Mais Notícias

Enquete ver parcial

Você acha que o Brasil vence a Copa?

E-mail: [email protected]

Fone: (55) 3781-1255

Endereço: Pe. Roque Gonzáles, 08, Centro

Santo Augusto | RS | Brasil | 98590-000