Início Notícia Voltar

Sinais da segunda onda de gripe A começam a se manifestar

16/10/2009 00:00 por lccomunic


CapaNoticia

Os primeiros sinais da segunda onda de gripe A no mundo começaram a se manifestar. Embora o número de casos tenha caído no Brasil, a situação em países como Estados Unidos e México, berços da epidemia, voltou a preocupar autoridades de saúde e a reforçar a necessidade de prevenção – inclusive no Rio Grande do Sul, onde um novo surto assustou os moradores de Santa Rosa na semana passada e tirou a vida de dois gaúchos.

Nos EUA segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os níveis de contágio por gripe em setembro superaram o esperado. Dados do Center for Disease Control and Prevention (CDC), órgão ligado ao Departamento de Saúde, revelam que 1.097 pessoas foram internadas com sintomas de gripe ou pneumonia entre 30 de agosto e 5 de setembro. Duas semanas depois, as internações do tipo somavam 12,8 mil. Desse total, 3.311 casos deram positivo para o influenza, assim como 182 mortes no período.

No México, onde tudo começou, o cenário é preocupante. Estatísticas da Secretaria da Saúde dão conta de que o número de casos aumentou 60% de 12 de setembro a 12 de outubro. Conforme boletim divulgado terça-feira, já são 39.489 casos e 255 mortes confirmadas no país. Trinta dias antes, o número de doentes com diagnóstico comprovado era de 24.686 e o de mortes não passava de 215.

– Eles já estão vivendo a segunda onda da epidemia. Com a chegada do inverno por lá, a situação deve ficar ainda pior. E digo mais: é inevitável que isso se espalhe – afirma o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra.

Mesmo com a chegada da primavera e do verão no Hemisfério Sul, quando as doenças respiratórias perdem força, os gaúchos não estão livres do perigo. No Estado, até agora, 196 mortes causadas pelo H1N1 foram confirmadas – e o governo do Estado espera o resultado de outros 70 exames.

Na semana passada, um surto localizado se espalhou por Santa Rosa e levou uma escola a fechar as portas. Uma gestante de 20 anos e um homem de 38 morreram. Moradores da cidade retomaram medidas preventivas. Nas unidades de saúde, a orientação é para que os profissionais voltassem a usar máscaras de proteção. Na terça-feira, as escolas municipais receberam kits, com toalhas de papel, álcool gel e sabonete líquido.

Estado aplicará a vacina em 2010

Para alguns especialistas, é uma questão de tempo para que a segunda onda também bata à porta dos gaúchos.

– A nossa esperança é de que a vacina, que começou a ser aplicada nos Estados Unidos, seja capaz de deter esse avanço, mas ainda não sabemos como a doença vai se comportar – diz Francisco Paz, diretor do Centro Estadual de Vigilância em Saúde.

Ao todo, o governo americano encomendou 250 milhões de doses a cinco laboratórios – 200 milhões devem chegar até o fim do ano e outras 50 milhões até abril. A primeira fase da imunização teve início este mês em mais de 90 mil postos espalhados pelo país, dando prioridade a grupos de risco, como grávidas, crianças e jovens. Mesmo com toda essa estrutura, os agentes públicos enfrentam uma dificuldade: convencer a população da necessidade de se vacinar. Uma pesquisa divulgada esta semana no país indicou que apenas 34% dos americanos adultos planejam seguir a recomendação e somente 35% dos pais pretendem vacinar as crianças.

Por aqui, a previsão é de que o Estado receba 6 milhões de doses para aplicar no primeiro trimestre de 2010. Médicos e autoridades insistem na necessidade de prevenção. Para o epidemiologista Jair Ferreira, do Hospital de Clínicas, o simples ato de lavar as mãos com sabonete várias vezes ao dia pode ajudar a manter a gripe A bem longe.

Fonte:Zero Hora



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Amanhecer na Querência

Ouça aqui

91.5 FM

Amanhecer na Querência
89.7
91.5