Início Notícia Voltar

18 assassinatos na região Celeiro, Santo Augusto não registra casos esse ano

21/10/2009 00:00 por lccomunic


CapaNoticia

Antes mesmo de ser concluído, o trabalho iniciado há três semanas por 48 PMs do setor de inteligência dos comandos regionais da Brigada Militar já permitiu à corporação traçar o mapa dos homicídios  no Estado em 2009.
=== Informações sobre os 1.200 casos ocorridos até o último final de semana devem direcionar ações da Brigada Militar já em novembro.
=== “Se algum comando regional não conseguir reduzir os indicadores criminais, o Comando-geral poderá, a partir do mapeamento, sugerir e realizar ações naqueles locais críticos”,  explicou o capitão Rogério Buss, responsável técnico do projeto.
=== Ao reunir detalhes sobre os assassinatos ocorridos neste ano, a corporação confirmou que o número de mortes aumenta gradualmente com a chegada do final de semana, o que pode levar a um aumento do efetivo policial nestes dias.
=== Cerca de 38% dos casos registrados no Estado ocorreram entre sábado e domingo.

=== O Departamento de Jornalismo da Rádio Difusora e Jornal Atos e Fatos fez um levantamento dos assassinatos ocorridos nos 21 municípios da Região Celeiro no decorrer deste ano, constatando que houve 18 casos.

=== O número é elevado, considerando que em toda a Região Noroeste do Estado foram registrados 43 homicídios neste período.

=== Três Passos e Redentora apresentam o maior índice de assassinatos em 2009, com quatro casos em cada município.

=== Entre os quatro maiores municípios da Região Celeiro, Santo Augusto  - local onde sempre ocorre esse tipo de crime -  não registra casos de homicídio neste ano.

 

                     Confira o quadro dos crimes

 

         A seguir, uma síntese dos assassinatos ocorridos na região, conforme divulgação da Rádio Difusora e do Jornal Atos e Fatos

 

. REDENTORA – O primeiro assassinato do ano na Região Celeiro ocorreu em 24 de janeiro, na Aldeia Pau Escrito, em Redentora. O indígena João Carlos Soares da Rosa, de 25 anos, foi abatido com 3 golpes de faca.

 

. TRÊS PASSOS – Na tarde de um domingo, em 1º de fevereiro, o agricultor Marcos Rogério Zenatti, de 34 anos de idade,  foi morto a facadas, durante uma festa, na localidade de Lajeado Caxambu.

 

. BRAGA – Em 03 de fevereiro, Inocência Andrades Cavalheiro, de 32 anos, foi morta a facadas pelo companheiro.

 

. REDENTORA – No dia 15 de março, um indígena de 17 anos, Ronaldo Claudino Sales, foi morto a facadas por sua companheira.

 

. REDENTORA – O indígena caingangue Argeu Sales da Silva, de 24 anos, foi abatido com um tiro na Aldeia Bananeiras.

 

. CRISSIUMAL – Na tarde de 14 de abril, um crime ocorrido na localidade de Lajeado Caçador chocou a comunidade regional. O menino Dieison Lanzeng Mazurkievicz,  de apenas 7 anos de idade, foi morto a tiros.

 

. TRÊS PASSOS  - No dia 13 de maio, Valdir Apeelt, de 49 anos, foi encontrado morto na localidade de Linha Floresta. Ele apresentava ferimentos produzidos por arma branca.

 

. TENENTE PORTELA – Em 14 de maio, um grupo de indígenas assassinou a facadas  Luiz Carlos de Brum, de 45 anos, na Aldeia Quilômetro Dez.

 

. MIRAGUAÍ – O peão caseiro Adão Darci da Rosa, de 56 anos, foi morto a facadas e pauladas, na localidade de Irapuá.

 

.  REDENTORA – No dia 05 de junho, foi localizado o corpo de Genésio Balbino da Silva, de 48 anos, na localidade de Rincão de Lourdes. Ele foi executado a tiros.

 

. TIRADENTES DO SUL – O adolescente Lucas Roberto Lemos, de 15 anos, foi morto a tiros durante uma festa, na noite 04 de julho.

 

. SÃO MARTINHO – No dia 08 de julho,  populares encontraram o corpo de Natalício dos Santos, de 40 anos – o popular Bonitaço, boiando num riacho. Ele foi assassinado a facadas.

 

. BOM PROGRESSO – No início da noite de 26 de julho, após a realização de uma festa, o vereador Olmiro Joarez Rodrigues, de 34 anos, foi assassinado no final de uma festa, quando tentava apartar uma briga.

 

. TIRADENTES DO SUL – Odécio Marth, e 31 anos, foi abatido a tiros na localidade de Lajeado Bugre, em 06 de agosto.

 

. TRÊS PASSOS –  No dia 16 de agosto, o apenado Osmar Isidoro dos Santos, de 34 anos, foi morto a golpes de faca no interior do Presídio Estadual.

 

. TRÊS PASSOS – Na madrugada de 21 de setembro, o sargento aposentado da Brigada Militar Alberto Serapião, de 50 anos, foi abatido com um tiro na cabeça quando saía de um bar, na Avenida Ijuí.

 

. BRAGA – Na noite de 26 de setembro, Dirlei Fernandes de Morais, de 18 anos, foi morto a facadas após uma briga.

 

. CORONEL BICACO –  Na noite de 02 de outubro, o eletricista da prefeitura Clóvis Lori Padilha Moreira, de 48 anos, foi morto a golpes de adaga, no centro da cidade.

 

(Texto: João Lourenço Pires – Depto. Jornalismo)

 



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Atualidades RQ

Ouça aqui

91.5 FM

Recanto da Saudade
89.7
91.5