RS amplia campanha de vacinação para crianças até 10 anos e adultos acima dos 50 | Querência Online

Notícias


11/06/2018 - 14:38:26
Postado por: Maira Kempf

RS amplia campanha de vacinação para crianças até 10 anos e adultos acima dos 50




O motivo é uma recomendação dos municípios em função da concentração de casos de gripe nessas faixas etárias

O governo do Rio Grande do Sul decidiu ampliar, a partir desta segunda-feira (11), as faixas etárias da vacinação contra a gripe para crianças menores de 10 anos e adultos a partir dos 50 anos. O motivo, conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), é uma recomendação dos municípios em função da concentração de casos de gripe nessas idades. Antes, só eram vacinadas crianças até cinco anos e adultos a partir dos 60 anos.
De acordo com dados divulgados pela SES, dos 44 casos confirmados de influenza no Estado em 2018, oito ocorreram com crianças com idades entre cinco e nove anos. Outros nove registros foram identificados em pessoas com idades entre 50 e 59 anos.

Além do alerta de contaminação por parte de usuários que não estavam cobertos pela campanha, a ampliação da faixa etária também expõe outras duas preocupações das autoridades referentes à vacinação. A uma semana do fim do prazo, que já havia sido ampliado em duas semanas, 76% das pessoas que compõem o público alvo foram imunizadas, pouco mais de 2,6 milhões. A meta é 90%. A situação é ainda mais preocupante em relação às crianças e às gestantes. Enquanto apenas 59,2% (62,8 mil) das mães foram imunizadas, somente 53,5% (321,4 mil) das crianças receberam a dose da vacina.

A baixa procura implica no segundo problema, que é a sobra de doses. A SES ainda não confirma se irá liberar doses para todos os usuários. Segundo a assessoria de imprensa, a situação será reavaliada na próxima semana, quando a campanha estiver próxima do fim. A intenção do órgão é de que todas as vacinas sejam aplicadas ainda neste inverno.

Até o momento, o Rio Grande do Sul registra uma morte por Influenza A (H1N1). A vítima fatal do vírus foi uma mulher de 32 anos, moradora de Lajeado e que não estava vacinada contra a doença.

 

Fonte: Gaúcha ZH

Mais Notícias

Enquete ver parcial

Qual é sua expectativa em relação às eleições?

E-mail: [email protected]

Fone: (55) 3781-1255

Endereço: Pe. Roque Gonzáles, 08, Centro

Santo Augusto | RS | Brasil | 98590-000