Início Notícia Voltar

Estado receberá oito novos centros de tratamento para dependência química

04/11/2009 00:00 por lccomunic


CapaNoticia

O Rio Grande do Sul vai receber oito novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), através de um pacote de medidas anunciado pelo Ministério da Saúde para ampliar a assistência a usuários de álcool e drogas e melhorar o atendimento de pacientes com transtornos mentais no país. Os CAPS no Estado serão instalados em Alvorada, Alegrete, Boa Vista do Cadeado, Gravataí, Porto Alegre, Rosário do Sul, São Borja e Viamão.
Portarias assinados pelo ministro José Gomes Temporão aumentam em 31,85% o valor das diárias pagas por paciente internado em hospitais psiquiátricos e gerais e a medida também cria incentivo financeiro para internações curtas (até 20 dias) de pacientes em crise. O investimento, em recursos novos, será de R$ 98,3 milhões por ano.

Ao todo, 73 novos CAPS serão criados em 18 Estados. Com o novo pacote, o país passa a ter 1.467 Centros de Assistência, o que representa um aumento de 246%, em relação a 2002. Do total de centros habilitados atualmente, 1.020 dedicam atendimento a usuários de substâncias psicoativas. Além dos CAPS Álcool e Drogas (CAPSad), os CAPS Infanto Juvenil (CAPSi) e dos tipos I e III atendem usuários de drogas.



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Manhã Máxima

Ouça aqui

91.5 FM

Show da Manhã
89.7
91.5