Início Notícia Voltar

Mais de mil técnicos serão capacitados em Influenza

04/11/2009 00:00 por lccomunic


CapaNoticia

Cerca de 1.400 profissionais da extensão rural serão capacitados até o final do ano para atuar e levar informação aos agricultores familiares sobre as gripes aviária, suína e equina. Foi o que destacou o coordenador de formação do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Francisco Caporal, durante o primeiro curso Enfrentamento das Gripes Aviária, Suína e Equina. A capacitação teve início nesta terça-feira (3) e segue até sábado (7), em Brasília (DF).

O curso conta com a participação de médicos veterinários que atuam na extensão rural e visa a formação de multiplicadores que serão os responsáveis por capacitações estaduais que acontecerão até dezembro. No total, serão realizados 54 cursos pelo País. Esta ação é promovida pela SAF/MDA em parceria com a Empresa Brasileira e Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Segundo Caporal, o formação terá continuidade em 2010 e a intenção é capacitar todos os extensionistas que atuam no campo. O coordenador explica que ainda em 2009 será distribuída a cartilha educativa “A Gripe no Meio Rural - conversando com o agricultor familiar”, que terá tiragem de um milhão de exemplares e será distribuída aos agricultores.

Estiveram presentes na abertura do curso, representando a Empresa Brasileira e Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Moacir Sousa e Luís Caron; o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária (SBMV), Josélio Moura; e a representante do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), Mírian Medeiros.

Moura destacou a importância do tema do curso. Segundo o médico veterinário, as gripes aviária, suína e equina são algumas das doenças mais graves. “Precisamos estar preparados para conter essas doenças”, afirma. Ele também ressaltou o trabalho que vem sendo realizado pelo Grupo Executivo Interministerial (GEI) criado para o tema da Influenza.



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

Paradão do Ouvinte
89.7
91.5