Início Notícia Voltar

Instalada Comissão para implantação da Ferrosul no RS

05/11/2009 00:00 por lccomunic


CapaNoticia

A Ferrosul será efetivamente criada durante a próxima reunião do CODESUL, que acontecerá dia 18 de novembro, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e não mais no município de Bonito. A transferência da data foi motivada pelo crescente interesse que a criação da Ferrosul está despertando nos Estados do Sul do país. Esta informação foi repassada pelo presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, durante instalação da Comissão de Representação Externa da AL-RS, que irá debater a criação da Ferrovia em diversas audiências pelo RS e Estados vizinhos.

A Comissão de Representação Externa durante 30 dias vai estar colhendo sugestões junto aos municípios gaúchos para um projeto de implantação da Ferrosul. O deputado Jerônimo Goergen(PP) será o presidente da Comissão que também tem como deputados integrantes Zilá Breitenbach (PSDB), Gilberto Capoani (PMDB) , Fabiano Pereira (PT) e Adroaldo Loureiro (PDT). Até o dia 3 de dezembro a Comissão estará elaborando relatório final dos trabalhos para apreciação do texto em plenário ainda este ano.

Um dos momentos mais importantes da Comissão será durante a reunião do CODESUL, remarcada para dia 18 em Campo Grande(MS), onde a governadora Yeda Crusius estará assinando protocolo para implantação da Ferrosul no Estado junto com os governadores de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do SuL.

“Nossa Comissão terá a missão de ampliar as discussões a respeito da Ferrosul, que é um caminho sem volta para o desenvolvimento do RS e do país como um todo. Sem dúvida nosso parlamento dá um grande passo, que servirá de alicerce para que um novo modelo de logística esteja inserido entre nós”, avalia Jerônimo Goergen.

Para o presidente da Ferroeste, o RS assume importante papel para a implantação da Ferrosul: “ Agora temos o ingresso do parlamento gaúcho como um todo neste processo, que em conjunto com a posição da governadora Yeda Crusius, coloca o RS como protagonista. A Ferrosul dará ao sul do país a possibilidade da retomada do transporte ferroviário de uma forma moderna e com desenvolvimento econômico”, diz Samuel Gomes.

No primeiro dia de trabalho a Comissão já definiu agenda de audiência públicas que serão realizadas pelo RS listadas a seguir:

11/11 – Quarta-feira – 9h30 Carazinho

                                       14h Palmeira as Missões

16/11 – Segunda-feira - 9h30 Erechim

                                       13h Tapera

                                       17h Jóia ou Ijuí

                                       20h Santa Rosa

              20/11- Sexta-feira - 9h30 Santo Ângelo

                                                    13h Santa Maria

                                                    18h Alegrete

2            3/11 Segunda-feira – 14h Porto Xavier

                                                    17h Três Passos

                                                    20h30 Passo Fundo

              25/11 – Quarta-feira - 9h Latec/ Ufrgs

                                                   15h Lageado

                                                  18h Cachoeira do Sul

0           3/12 – Audiência Pública final em Porto Alegre.

Jornalista Alexandre Farina



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Música e Alegria

Ouça aqui

91.5 FM

Recanto da Saudade
89.7
91.5