Início Notícia Voltar

Lula afirma que governo vai bancar proposta inicial de reajuste aos aposentados

12/11/2009 00:00 por lccomunic


CapaNoticia

Em uma rápida reunião de meia hora espremida pelo tema do blecaute, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu na tarde desta quarta-feira com ministros e deputados que o governo vai bancar a proposta fechada em agosto com Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Força Sindical para o reajuste das aposentadorias acima de um salário mínimo. A oferta para os próximos dois anos prevê corrigir os benefícios pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acrescido de 50% do crescimento do PIB, o que daria um aumento em torno de 6% em 2010.
Segundo o deputado Pepe Vargas (PT), relator do substitutivo que reúne as propostas do governo para a questão previdenciária, Lula deve chamar nesta quinta-feira líderes de partidos e da base aliada para enfrentar o debate com os aposentados e a oposição no Congresso. Conforme o deputado, a proposta pode ser votada na forma do substitutivo ou ser resolvida por medida provisória.
O governo também reiterou o apoio à substituição do fator previdenciário pelo chamado cálculo 85/95, que permite a aposentadoria pelo teto a mulheres que somarem 85 anos de idade e contribuição. No caso dos homens, a soma deve ser 95 anos. Além das aposentadorias, o governo quer definir a política de valorização do salário mínimo que deve vigorar até 2023.



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Voz do Brasil

Ouça aqui

91.5 FM

Paradão do Ouvinte
89.7
91.5