Início Notícia Voltar

Governo estuda MP para aprovar reajuste

19/11/2009 00:00 por lccomunic


CapaNoticia

Assustado com a disposição da Câmara de aprovar projetos que favoreçam os aposentados, o Palácio do Planalto tenta enquadrar os líderes da base governista. A ideia é convencer os parlamentares a aderirem à proposta que reajusta em 6,3% os benefícios acima de um salário mínimo. Com a iniciativa, o governo espera arrefecer a pressão da categoria e retomar somente em 2010 as negociações para o fim do fator previdenciário, cálculo para estabelecer o benefício.
O governo argumenta que não tem condições econômicas de sustentar os projetos de lei do senador Paulo Paim (PT). Em contrapartida, estuda editar uma medida provisória com o aumento alternativo, que garante a inflação, mais 50% do crescimento do Produto Interno Bruto.
Os aposentados não aceitam a proposta de 6,3% e insistem na correção pelo mesmo índice do salário mínimo. O governo, contudo, não consegue angariar apoio dentro da própria base. O temor está relacionado à proximidade do período eleitoral. Ao contrariar os aposentados, governo e parlamentares temem um desgaste político.

Apesar de o governo ter afirmado que o reajuste só seria discutido depois da votação do pré-sal, as negociações com as legendas aliadas estão aceleradas. As conversas são conduzidas pelo líder do governo na Câmara, Henrique Fontana (PT), e pelos ministros da Previdência, José Pimentel, da Secretaria-Geral, Luiz Dulci, e da Articulação Política, Alexandre Padilha.



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Jornal do Meio Dia

Ouça aqui

91.5 FM

Giro de Informações da 91
89.7
91.5