Início Notícia Voltar

Ivar Pavan entrega carta de apoio à construção da Ferrosul a governadores do Codesul

19/11/2009 00:00 por lccomunic


CapaNoticia

Os governadores do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) receberam nesta quarta-feira (18), das mãos do presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, deputado Ivar Pavan (PT), documento em defesa da construção da Ferrosul. A carta de intenções foi assinada em 5 de novembro, durante encontro do Parlasul, em Florianópolis (SC). O Parlasul é um órgão formado pelos presidentes dos Legislativos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
 
A proposta dos parlamentares defende a criação de uma operadora ferroviária pública de propriedade dos quatro estados para estender um novo ramal ferroviário conectando o sul ao norte do país a partir de plataforma da Ferroeste e de seus novos ramais. Na reunião dos governadores André Puccinelli (MS), Roberto Requião (PR), Luiz Henrique da Silveira (SC) e Yeda Crusius (RS), pela manhã, os representantes máximos do Codesul aprovaram uma moção e assinaram uma resolução de apoio à construção da Ferrosul. O encontro aconteceu no Centro de Convenções de Campo Grande (MS).
 
“Esta é a nossa contribuição para viabilizar esta importante obra, que representa muito para a integração ferroviária da região sul com o norte do país e irá contribuir decisivamente para a ampliação da nossa produção”, afirmou Pavan. O presidente da Assembleia gaúcha, que esteve acompanhado do presidente do Parlasul, deputado Maurício Picarelli (PMDB/MS), convidou todos os representantes dos quatro estados a se fazerem presentes na audiência pública que a Assembleia fará no dia 3 de dezembro, para debater o tema. Na oportunidade, além do relatório da comissão, deverá ser elaborada uma carta para ser encaminhada ao Governo Federal, enfatizando a necessidade de construção da obra. Pavan informou, também, que irá entregar o documento à Ministra Dilma Rousseff, que deverá estar no Rio Grande do Sul no dia 4 de dezembro.
 
Empresa pública
A Ferroeste é uma empresa pública do Estado do Paraná que implanta a ferrovia na região fazendo a ligação da malha com Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. A proposta é que ela participe da implantação da Ferrosul. A idéia é que a Ferrosul possa ligar por trilhos as regiões sul e norte do país, beneficiando principalmente as regiões norte e nordeste do Rio Grande do Sul, funcionando como corredor para o escoamento da produção dos quatro estados. A ferrovia já está viabilizada até a fronteira com Santa Catarina e prevê, em uma fase futura, a ligação com o Paraguai, Argentina e Chile. O ramal ferroviário entre Cuiabá (MT) e Chapecó (SC) deverá ser concluído em até três anos.
Fonte:
Elias Alves
Assembleia Legislativa do RS - Gabinete da Presidência



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Programação terceirizada

Ouça aqui

91.5 FM

Tarde Máxima
89.7
91.5