Início Notícia Voltar

Conselho Monetário Nacional avalia incluir erva-mate no Mais Alimentos

24/11/2009 00:00 por lccomunic


CapaNoticia

O Conselho Monetário Nacional (CMN) deve apreciar na próxima semana a inclusão da cadeia produtiva da erva-mate no Programa Mais Alimentos. O anúncio foi feito pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, a representantes das indústrias do setor e de movimentos sociais na tarde de ontem segunda-feira (23). O encontro, realizado em Porto Alegre, contou com a presença do deputado estadual Elvino Bohn Gass.
A inclusão da erva-mate no Mais Alimentos beneficia produtores de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O Sindicato das Indústrias da Erva-Mate no Rio Grande do Sul (Sindimate) estima que a cadeia produtiva é responsável pela geração de mais de 700 mil empregos diretos e indiretos nestes estados.
No Rio Grande do Sul, a atividade é fonte de renda em mais de 80 mil pequenas e médias propriedades distribuídas em 163 municípios. A produção in natura chega a 185 mil toneladas/ano e movimenta 360 indústrias gaúchas. Nos três estados da região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), a produção anual é superior a 540 mil toneladas/ano.

Mais Alimentos

Linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Mais Alimentos foi criado pelo MDA em 2008 para estimular a modernização produtiva das unidades familiares agrícolas de todo o País. O Programa financia projetos de até R$ 100 mil, tem juros de 2% ao ano, até três anos de carência e prazo de até dez anos para pagar o empréstimo.
Além de tratores, maquinários e implementos agrícolas, o Mais Alimentos viabiliza crédito para construção de armazéns, silos, cerca elétrica para isolamento do rebanho, melhoramento genético, correção de solo, formação de pomares e melhoria da logística administrativa das propriedades rurais, como a informatização dos estoques, entre outras ações.



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Gramofone

Ouça aqui

91.5 FM

Gramofone
89.7
91.5