Início Notícia Voltar

Novembro de 2009 é o mais chuvoso em 23 anos

24/11/2009 00:00 por lccomunic


CapaNoticia

Mapas do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) mostram que somente em 1986 parte significativa do Estado, como agora, apresentou mais de 300 milímetros de precipitação acima da média para o período. Comprovando a temporada histórica de chuvaradas, o 8º Distrito de Meteorologia não tem registro de um novembro tão úmido como o atual em regiões como as de Porto Alegre, Bagé, Pelotas e Santa Maria.
Análises preliminares do CPTEC, que monitora o volume de chuva em todo o país, indicam que quase toda a metade oeste do Estado apresenta índices muito acima do normal – que superam 300 mm além da média histórica para cada região.
– Apenas em 1986 podemos observar pelos mapas uma intensidade de chuvas semelhante à atual – afirma a meteorologista Priscila Farias, do grupo de Previsão Climática do CPTEC.
Em 1986, o Estado se encontrava, como agora, sob efeito do El Niño (aquecimento das águas do Pacífico). A partir do dia 5 de novembro daquele ano, o mau tempo deixou 1,6 mil desabrigados com alagamentos em cidades como Porto Alegre e Bagé.



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5