Início Notícia Voltar

R$ 3,5 bilhões prejuízos de tempestades em 2009 no Estado

26/11/2009 00:00 por lccomunic


CapaNoticia

Em reunião permanente desde o último domingo, por determinação da governadora Yeda Crusius, secretários de Estado examinaram nesta quinta-feira, com o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, no Palácio Piratini, reforço às ações de apoio às comunidades e municípios atingidos por tornados e tempestades no Rio Grande do Sul.
Os danos à infraestrutura, em áreas como energia, estradas, moradias e prédios públicos, e à agricultura chegam a R$ 3,5 bilhões até outubro, informou o chefe da Casa Militar, coronel João Batista Gil. O valor real, porém, é muito maior, por não incluir o impacto das violentas alterações climáticas do mês de novembro.
Em 2009 foram 16 eventos climáticos atípicos. Destes, 11 foram desastrosos e ocorreram apenas nos últimos dois meses - seis foram consecutivos, nos dias 4, 9, 13, 14, 18 e 21. O mais recente, com ventos fortes, foi em Três de Maio na quarta-feira. A previsão, segundo o Comitê de Operação e Planejamento do setor Elétrico do RS (Copergs), é de que novos eventos climáticos se aproximam. O governo do Estado também tem contatado, entre outras instituições, as Forças Armadas.
Na terça-feira (24), em reunião do Copergs com o secretário de Infra-Estrutura e Logística, Daniel Andrade, e representantes das empresas CEEE, AES Sul, RGE, Eletrosul e da Agergs discutiu as alterações climáticas em ocorrência no Estado e suas conseqüências na rede elétrica e no abastecimento de energia elétrica. Concluíram que a situação é "completamente atípica com 16 eventos climáticos neste ano provocados pela combinação de chuvas/vendaval/granizo".

As informações são do governo do Estado.



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Sintonia

Ouça aqui

91.5 FM

Tarde Máxima
89.7
91.5