Início Notícia Voltar

Ministério da Saúde autoriza tratamento de rins em Santiago

16/12/2009 00:00 por lccomunic


CapaNoticia

Os moradores do município gaúcho de Santiago vão poder tratar problemas nos rins com mais rapidez. O Ministério da Saúde autorizou o Hospital de Caridade de Santiago a oferecer serviços em nefrologia pelo SUS. Com isso, vai ser possível ampliar o atendimento de pacientes com problemas renais crônicos na região. A diretora do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial do Rio Grande do Sul, Aglaé Regina, explica que a medida vai beneficiar todas as pessoas que moram na região de Santiago.

"A população desse município, assim como de municípios vizinhos tinha que viajar uma distância bastante grande para fazer as suas sessões de hemodiálise. Todos os pacientes tinham que se remover até Rosário do Sul e hoje a partir de então eles passam a ser reconhecidos com uma unidade de hemodiálise habilitada pelo Ministério da Saúde no município de Santiago dando esse atendimento integral à população."

A unidade de nefrologia do Hospital de Caridade de Santiago tem oito máquinas de hemodiálise, que é o processo de filtrar as impurezas do sangue de pacientes. Quarenta e oito pessoas podem ser atendidas por mês. Além das máquinas, os moradores também podem se consultar com especialistas na área, como destaca Aglaé Regina, da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul.

"É uma unidade de atendimento integral ao cidadão, quer dizer, ele começa tendo o atendimento das consultas de nefrologia, ele faz os exames nessa unidade, ele é acompanhado. Então, o paciente que vem da rede básica de Santiago e dos municípios vizinhos entra nesse hospital e é acolhido pelo SUS em todas as suas necessidades na área de nefrologia."

Segundo dados do Ministério da Saúde, de janeiro a setembro deste ano, a estimativa é que mais de cinco mil pacientes renais crônicos tenham sido tratados pelo SUS no Rio Grande do Sul.



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5