Início Notícia Voltar

Deputados prestam solidariedade às comunidades atingidas pelas chuvas

07/01/2010 00:00 por lccomunic


CapaNoticia

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ivar Pavan (PT), e os deputados Heitor Schuch (PSB) e Adão Villaverde (PT) reuniram-se  no final da manhã e início da tarde desta quarta-feira (6) com os prefeitos de Candelária, Lauro Mainardi, e de Agudo, Ari Alves da Anunciação, e lideranças da região do Vale do Rio Pardo, para prestar solidariedade às comunidades atingidas pelas chuvas dos últimos dias. Os deputados visitaram as localidades mais atingidas em Candelária e visitam também a ponte que desabou sobre o Rio Jacuí.

O prefeito de Agudo informou que 11 pessoas foram resgatadas com vida da queda da ponte e seis estão desaparecidas oficialmente, entre elas o vice-prefeito de Agudo, Hilberto Boeck. “Sou prefeito de cinco mandatos e nunca presenciei nada parecido. Os prejuízos são incalculáveis”, registrou o prefeito. Ele relata que há várias comunidades isoladas devido a quedas de pontes e acessos e famílias estão  sem água e energia. A Corsan está há três dias com o fornecimento de água interrompido.

“Estamos aqui para apoiar as comunidades e as prefeituras. A ordem é agilidade e desburocratização. Como Parlamento, vamos intermediar a liberação de recursos com rapidez. O governo federal já nos atendeu em dezembro, liberando diretamente R$ 212 milhões aos municípios”, relata Pavan.

O presidente do Legislativo explicou que um decreto do governo federal editado em dezembro possibilita o repasse imediato de recursos em casos emergenciais como esse. O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, confirmou, agora à tarde, que não faltarão recursos federais. Ele orienta os municípios a enviar o relatório dos estragos e apresentar um plano emergecial de aplicação das verbas.
 
Devastação impressionou parlamentares“É impressionante. Jamais imaginei que o impacto das águas pudesse ter tamanha intensidade. Ver pessoalmente o que ocorreu é  muito mais chocante do que conseguimos visualizar nas imagens fotográficas e tevê ”, destaca Ivar Pavan, após verificar a gravidade da tragédia que arrastou árvores, pontes, casas, animais,  redes elétricas e devastou lavouras com as enxurradas e transbordamento dos rios no interior de Candelária. O agricultor Paulo Geweher testemunhou que nem as proporções das enchentes de 1959, que marcaram a memória da comunidade, superam as repercussões desta semana.

Em Agudo, também participam do encontro o prefeito de Paraíso do Sul, Roberto Machado; o  ex-prefeito de Rio Pardo, Edivilson Brun, representando o deputado Edson Brum; o representante do Movimento dos Pequenos Agricultores, Valdemir Verzaro; além de vereadores e lideranças empresariais e sindicais.



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5