Início Notícia Voltar

Nova estratégia força motoristas argentinos a pagar multas no RS

09/01/2010 00:00 por lccomunic


CapaNoticia

Se o motorista argentino flagrado a 179 km/h na Estrada do Mar nesta semana tivesse sido multado até dezembro de 2008, provavelmente sairia do país sem pagar um centavo. Agora, as autoridades garantem que a tradicional impunidade dos hermanos acabou.

Depois de anos de imbróglios operacionais e judiciais que impediam os policiais de exigir a quitação das multas de estrangeiros antes da saída do Estado, desde o verão passado o cerco está reforçado. Argentinos, uruguaios e demais turistas estrangeiros são obrigados a pagar as infrações de trânsito para não ter o carro retido na fronteira. A nova determinação, vigente desde janeiro de 2009, tem impulsionado um crescimento vertiginoso no pagamento das infrações. Entre 2006 e 2008, por exemplo, apenas 599 das 14.643 multas emitidas a carros do Exterior foram pagas. Em 2009, a partir da obrigatoriedade, a proporção se inverteu, a ponto de as infrações pagas serem superiores às emitidas: ao todo, foram aplicadas 5.789 multas a estrangeiros e 8.060 pagas.

A diferença se explica porque estrangeiros também tiveram de pagar infrações atrasadas, gerando arrecadação de R$ 1,045 milhão.

A mudança preocupa tanto os hermanos que a reportagem do jornal argentino Clarín do último domingo alertou para a cobrança de multas no Brasil. Para que os hermanos não se surpreendam ao regressarem após o veraneio pelas orlas gaúcha e catarinense, policiais rodoviários federais tentam conscientizar os motoristas sobre as regras do trânsito brasileiro. A partir da próxima semana, 30 mil cartilhas em espanhol serão distribuídas pela PRF. Elas serão entregues nos postos das cidades onde há ingresso de estrangeiros e em municípios que são rota até o Litoral. Por enquanto, as recomendações são feitas durante as abordagens de rotina.

Segundo o assessor de Comunicação Social da PRF, Alessandro Castro, o número de cartilhas é pequeno em relação ao total de carros estrangeiros que devem entrar no Estado nesse verão, estimado entre 150 mil e 200 mil. Mas é uma das estratégias para reforçar a conscientização.

– Queremos aprofundar as orientações para prevenir problemas, e que os estrangeiros tenham comportamento seguro. Se não, que quitem os débitos antes de sair – diz Castro.

Fonte: ClicRbs



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Manhã Máxima

Ouça aqui

91.5 FM

Show da Manhã
89.7
91.5