Início Notícia Voltar

Calor prejudica pecuária e agricultura no Estado

05/02/2010 00:00 por lccomunic


CapaNoticia

A forte onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul traz prejuízos aos criadores e agricultores. A intensidade dos raios solares, combinada com os baixos índices de umidade relativa do ar, causa indisposição aos animais e resseca as plantações.
Em entrevista ao Gaúcha Repórter, a diretora-técnica da Emater, Águida Mezzomo, afirmou que o problema afeta praticamente toda a cadeia produtiva do Estado. Mezzomo cita como exemplo o caso dos aviários.
— Nas criações, devemos ter um retardo no abate e na entrega de aves e suínos, pois, como eles ficam indispostos com o calor, acabam comendo menos — explica.
Também há retardo no crescimento de alface, brócolis, couve, couve-flor, cenoura e beterraba. Nos grãos, o prejuízo fica por conta da colheita. Com o ressecamento do ar, os grãos correm risco de quebrar no momento em que são colhidos. Isso diminui a qualidade e a quantidade do produto.
As pastagens também perdem capacidade nutritiva com o calorão, o que causa emagrecimento do gado. Segundo Águida Mezzomo, a onda de calor deve trazer impacto no bolso dos consumidores.
— Quando falta o produto no mercado, sobe o preço — sintetiza.



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Gramofone

Ouça aqui

91.5 FM

Gramofone
89.7
91.5