Início Notícia Voltar

Asma afeta mais de 19 milhões no Brasil

09/02/2010 00:00 por lccomunic


CapaNoticia

A morte do noivo a caminho da igreja, em Santa Maria, chamou a atenção do país para um problema que afeta pelo menos 19 milhões de brasileiros. A asma é uma doença sem cura, mas com tratamento eficiente. De maneira geral, as mais de 2 mil mortes registradas todos os anos ocorrem quando as recomendações médicas não são seguidas à risca.
O advogado Wayne Kirchoff de Melo, 30 anos, morreu no sábado 20 minutos antes da cerimônia de casamento com a professora Suelen Haygert, 27 anos, que aconteceria na Igreja Nossa Senhora do Rosário. Ao se dirigir ao templo, acompanhado da mãe e de um irmão, Wayne sofreu uma forte crise asmática e pediu que o levassem a um pronto-atendimento.

Estimativas indicam que pelo menos 10% da população brasileira sofra de asma, o que sugere uma cifra de 19,2 milhões de indivíduos que já sentiram sintomas como tosse, chiado no peito e sensação de falta de ar — três das manifestações mais comuns da doença. Em parte dos casos, ela se apresenta de forma intermitente, isto é, pode ser combatida com o uso dos tradicionais broncodilatadores (as "bombinhas") durante as crises. Quando é persistente, ou seja, o sistema respiratório está sempre sob a ameaça de inflamação, exige tratamento constante. Por meio de remédios, é possível manter a inflamação dos brônquios sob controle e combater a deflagração de uma crise.



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Amanhecer na Querência

Ouça aqui

91.5 FM

Recanto da Saudade
89.7
91.5