Início Notícia Voltar

Equipamentos do Estado reforçam combate à dengue em Ijuí

22/02/2010 00:00 por lccomunic


CapaNoticia

Segue intenso o trabalho de extermínio do mosquito da dengue em Ijuí, no noroeste do Estado. Durante toda a manhã a equipe de agentes se concentrou no bairro São Paulo. Agora à tarde os trabalhos foram retomados às 15h. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Claudiomiro Pezzetta foi necessária a pausa.

— Com o forte calor o mosquito não voa e é mais difícil eliminá-lo — explicou Pezzetta.
Os agentes estão percorrendo todas as residências, entrando nas casas e verificando a existência de focos do mosquito. A ação tem duas frentes: a pulverização, para acabar com o mosquito, e a aplicação de inseticida para eliminação das larvas. Os agentes também entregam folhetos informativos e orientam a população.

— Nós tínhamos o mosquito e não tínhamos a doença. Agora que temos a doença precisamos exterminar o mosquito com urgência — disse Pezzetta.

Por enquanto o equipamento disponível para o combate ao mosquito é o da prefeitura municipal: três pulverizadores e um fumacê. De acordo com o Coordenador Regional de Saúde, Erlon Beck, o equipamento do Estado deve chegar somente amanhã à tarde, junto com as equipes da Secretaria Estadual de Saúde e com os técnicos do Ministério da Saúde.

Moradores preocupados

No bairro São Paulo, os moradores estão preocupados com a epidemia. Os irmãos Tiago e Rafael Correa Alfing atentam para os sintomas da doença na casa em que moram. O filho de Tiago, Mateus, de três meses, está com os sintomas da doença há vários dias.

— Ele está internado o hospital. Só na quinta vez que fui ao hospital internaram ele — aponta o pai.

— Na minha família cinco pessoas já apresentaram os sintomas — relata Rafael.

Outro morador do bairro, Leandro Benke, disse que teve os sintomas e procurou atendimento no hospital, sendo encaminhado para casa. 

— Meu filho de 13 anos também está com os mesmos sintomas. Mas não adianta ir no hospital, eles dão soro e mandam para casa.

Os moradores estão revoltados pois, segundo eles, teriam procurado há alguns dias o auxílio da secretaria de Saúde. O problema foi tratado como uma intoxicação alimentar no bairro.

Hospital atende 150 pessoas por dia

O diretor administrativo do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), Airton Buss Júnior, afirma que não há nenhuma pessoa internada com suspeita de dengue. Segundo ele, desde a noite de sexta-feira, o hospital atendeu em média 150 pessoas por dia, sendo que cerca de 40% delas procuraram auxílio por apresentarem sintomas característicos de virose.

— Não podemos afirmar que essas pessoas tenham dengue, pois não foram realizados exames em todas. Podemos apenas dizer que essas pessoas apresentaram sintomas semelhantes aos da dengue. 

— O tratamento é sintomático, não há um remédio para a dengue. Agora o que devemos fazer é exterminar o mosquito e desobstruir o plantão do hospital — finaliza Buss.

Fonte: CLICRBS/ZERO HORA



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Manhã Máxima

Ouça aqui

91.5 FM

Show da Manhã
89.7
91.5