Início Notícia Voltar

Produtores de gado no RS se preparam para visita de inspetores da União Europeia

23/02/2010 00:00 por lccomunic


CapaNoticia

Interessados na ampliação das exportações de carne, técnicos e produtores gaúchos se mobilizam para receber uma missão da União Europeia na próxima semana. Os fiscais estrangeiros pretendem vistoriar propriedades credenciadas, avaliando os controles de saúde pública e rastreabilidade do rebanho.

A visita é de rotina e não tem a intenção de incluir novas fazendas na lista de liberação para o comércio, mas a expectativa é de abertura para possibilidade de novos contratos.

– Se tudo for considerado dentro das exigências, a tendência é que melhore as relações para ampliação dos negócios – comenta um líder do setor ligado ao Ministério da Agricultura, que não quis de identificar.

Veterinários da Secretaria de Agricultura já percorrem fazendas conferindo se os dados das propriedades correspondem às informações encaminhadas ao serviço sanitário local. Para aferir o nível de controle do rebanho e confrontar os dados em todas as etapas, a missão europeia deve inspecionar também o frigorífico Marfrig, em Capão do Leão.

No Rio Grande do Sul, serão inspecionadas fazendas na região de Pelotas. Entre os dias 8 e 9 de março, os auditores europeus pretendem conferir os dados enviados por pecuaristas que já foram liberados a exportar carne bovina para os países do bloco. Atualmente, das cerca de 1,8 mil propriedades brasileiras autorizadas a vender para a União Europeia, 112 são gaúchas. A última inspeção feita pelos europeus no Sistema de Rastreabilidade Bovina e Bubalina (Sisbov) do Brasil foi em fevereiro do ano passado.

Será a primeira vez que auditores europeus visitam o Rio Grande do Sul depois que o Estado substituiu o trabalho das duas certificadoras que atendiam os pecuaristas. No novo modelo, 30 veterinários particulares – e cadastrados pelo governo gaúcho – examinam e orientam as propriedades para alcançar o status de credenciadas ao Sisbov.

– Quem compra dita as regras. Vamos mostrar boas condições para aumentar o número de fazendas gaúchas na lista de exportadores – afirma Nilton Rossato, chefe da Divisão de Fiscalização e Defesa Sanitária da Secretaria de Agricultura.

O cronograma dos europeus está previsto para começar na capital federal no dia 3 de março com uma reunião técnica no Ministério da Agricultura. Além do Rio Grande do Sul, os técnicos vão percorrer outros cinco Estados com propriedades autorizadas a embarcar carne bovina para a Europa: Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais. O roteiro termina no dia 15 de março com um encontro em Brasília.



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5