Início Notícia Voltar

Estado prevê novos casos de dengue em pelo menos 20 cidades

03/03/2010 00:00 por lccomunic


CapaNoticia

Dos 54 municípios gaúchos com focos do mosquito transmissor da dengue, 20 devem ter casos da doença nas próximas semanas.
A previsão é do secretário estadual da Saúde, Osmar Terra. Até o momento, há casos confirmados, contraídos dentro do Estado, em três municípios: Ijuí, Santa Rosa e Santo Ângelo.
A secretaria avalia que a onda de dengue deverá superar a verificada três anos atrás, quando um total de 1,3 mil casos suspeitos foram notificados. Do universo de pacientes com sintomas, 268 foram contaminados em solo gaúcho e tiveram a doença confirmada em laboratório.
– Essa epidemia deve ser maior que a de 2007, atingindo alguns milhares de pessoas. Graças a essa articulação entre Estado e municípios, com apoio do Ministério da Saúde, vamos controlar com relativa rapidez. Em três semanas, a epidemia deve entrar em declínio – prevê Osmar Terra.
Em Ijuí, principal foco da dengue no Estado, um boletim epidemiológico divulgado na tarde de ontem pela prefeitura informou que já chegavam a 715 os casos suspeitos na cidade. Isso significa que 111 novas notificações foram feitas no intervalo de apenas um dia. Santa Rosa confirmou os primeiros três casos na segunda-feira, todos contraídos no município, e contabiliza ainda outros 18 casos suspeitos. Em Santo Ângelo, há dois casos confirmados: uma mulher que teria adoecido em Ijuí e um homem que viajou para fora do Estado.
Segundo o diretor do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Francisco Paz, por enquanto, o vírus ainda se encontra em circulação apenas em Ijuí e Santa Rosa. Ambas são duas das quatro maiores cidades da região e, segundo Paz, é normal que a dengue se manifeste primeiro em grandes aglomerados populacionais. Ele explica que a epidemia em Giruá, em 2007, foi uma exceção.



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Manhã Máxima

Ouça aqui

91.5 FM

Show da Manhã
89.7
91.5