Início Notícia Voltar

Terremoto no Chile teria provocado alteração na duração do dia

03/03/2010 00:00 por lccomunic


CapaNoticia

O terremoto da madrugada de sábado teria provocado, além de muita devastação e pelo menos 796 mortes, uma alteração na duração do dia. Entretanto, todos podem ficar tranquilos. Essa mudança seria realmente mínima: 1,26 microssegundo, pouco além de um milionésimo de segundo. O cálculo foi feito por Richard Gross e seus colegas do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, a agência espacial americana.
Um terremoto forte como o de sábado, com magnitude de 8,8 graus na escala Richter, pode deslocar uma enorme quantidade de rochas e alterar a distribuição de massa no planeta. Quando essa distribuição muda, também se altera a velocidade de rotação do planeta, que determina a duração de um dia. Também pode ocorrer de o dia tornar-se mais longo, caso um abalo sísmico redistribua a massa para longe do eixo do planeta, explicou Gross.

De acordo com ele, as alterações calculadas na duração do dia são permanentes. Com isso, uma série de terremotos pode fazer com que os dias fiquem ainda mais curtos. A diferença é mínima, considerando-se que um dia tem 86,4 mil segundos. Na verdade, 1,26 microssegundo é tão pouco tempo que nem a Nasa consegue registrar esse tempo. Segundo o cientista, o tempo mínimo que se consegue medir é de cinco milionésimos de segundo, cerca de quatro vezes mais do que a alteração que teria ocorrido. Além disso, os cientistas chegaram à conclusão de que o eixo da Terra – sobre o qual a massa do planeta se mantém equilibrada e que é diferente do eixo norte-sul, de polo a polo – mudou em 2,7 milissegundos (cerca de oito centímetros).



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5