Notícias

13/12/2018 - 10:04:34
Postado por: Redação

Desativado foco de extração ilegal de madeira na Terra Indígena Guarita




O desmatamento ilegal realizado por pessoas de fora da comunidade tem causado prejuízo ambiental e econômico aos indígenas.

Por terra e ar (com auxílio de drones), os Kaingang da Terra Indígena Guarita apoiaram a Coordenação Regional de Passo Fundo e a Brigada Militar de Tenente Portela nas operações de fiscalização e monitoramento territorial ocorridas no dia 31 de outubro e de 12 a 14 de novembro. O desmatamento ilegal e descontrolado realizado por pessoas de fora da comunidade tem causado prejuízo ambiental e econômico aos indígenas da região.

A parceria entre as instituições e comunidade indígena possibilitou desativar foco de extração ilegal de madeira no interior da Terra Indígena, cuja cadeia foi descoberta desde a origem até os receptadores. Durante a operação, a equipe encontrou acampamento com motosserras e toras de madeira.

As operações articuladas pela Funai, Polícia Federal, Brigada Militar e IBAMA, juntamente com a comunidade indígena, têm liberado áreas antes inacessíveis por conta do crime organizado, de forma a restabelecer o usufruto da área aos Kaingang.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação/Funai

Mais Notícias

Enquete ver parcial

A maioria da população brasileira é a favor da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos...e você?