Início Notícia Voltar

Começa a entrega das primeiras carteiras de motorista digitais do Estado

11/03/2010 00:00 por lccomunic


CapaNoticia

Márcia Picoli, 46 anos, foi a primeira gaúcha a receber a carteira de habilitação expedida pelo processo digital. Motorista desde 2000, Márcia aprovou a digitalização do documento.

— Foi bem rapidinho, sem burocracia — relatou a pedagoga, que retirou sua segunda renovação às 10h — Além da praticidade, a gente economiza na fotografia — completou. 

Pelo o novo sistema, o motorista tira a fotografia no próprio CFC, além de ter suas impressões digitais e assinatura digitalizadas no momento do requerimento. Em vias de tirar sua primeira habilitação, Raquel Beck da Silva, 19 anos, esteve hoje pela manhã no CFC e gostou da iniciativa.

— Vai facilitar bastante. É bem prático — afirma Raquel.

A primeira carteira emitida pelo novo processo levou 48 horas para ser impressa. Segundo o diretor geral do CFC Padrão, na avenida Teresópolis, que serve de piloto para a implantação do sistema na Capital, Jorge Castro, cerca de 10 habilitações estão prontas para entrega desde quando foi adotado o processo, na sexta-feira.

— Acontecia da gráfica rejeitar uma foto por falta de qualidade, isso dobrava o tempo de espera, pois tínhamos que entrar em contato com o usuário para pedir uma nova foto e mandar pelo correio — explica Castro.

O Detran espera que em abril o processo já esteja disponível na região Metropolitana e, até novembro, entre em vigor em todo Estado.

Primeira habilitação

Nos locais onde já houver o processo digital, não será necessário a apresentação de foto 3x4. Os demais documentos continuam sendo exigidos (original e cópia):

- RG

- CPF

- Comprovante de residência

Condutores habilitados

Condutores já habilitados não precisam procurar os CFCs para trocar a carteira. Ela será substituída gradualmente em caso de emissão de uma 2ª via ou no momento da renovação.

Fonte:CLICRBS/ZEROHORA.COM



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5