Início Notícia Voltar

Aprovado projeto de Classmann que introduz carne suína na merenda escolar

17/03/2010 00:00 por lccomunic


CapaNoticia

A Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, o PL 201/2009, que inclui no cardápio da merenda escolar da rede pública estadual de ensino a carne suína. A proposta de autoria do deputado Aloísio Classmann (PTB) visa incentivar e valorizar a cadeia produtiva da suinocultura no Rio Grande do Sul, mas, ao mesmo tempo, adiciona à merenda escolar mais um item saudável, promovendo a saúde dos alunos. “Por isso, a importância de iniciar esse processo nas crianças, que podem adquirir desde cedo bons hábitos alimentares, ingerindo carne saudável e com reduzido teor de gorduras”, defende o parlamentar.
        Segundo ele, esta também é uma forma de quebrar um tabu muito antigo, o qual remete à lembrança de que a carne suína ainda está ligada a conceitos medievais de produção. “Mas, hoje, a carne suína é resultado da evolução tecnológica da indústria alimentícia, apresentando reduzido teor de gorduras, calorias e colesterol em relação a alguns anos atrás e de condições impecáveis de criação do rebanho”, afirmou o parlamentar.
        Neste sentido, ele lembra que a riqueza nutritiva da carne suína está no conteúdo de proteínas de alto valor biológico, ácidos graxos monoinsaturados, vitaminas do complexo B, ferro, selênio e potássio. Classmann reforça, ainda, que a carne suína, especialmente o lombo suíno, apresenta benefícios indiscutíveis à saúde e deve ser mais uma opção nutricionalmente adequada no cardápio escolar, já que alguns nutrientes da carne suína são de difícil obtenção em outros alimentos. “Podemos citar, entre eles, os aminoácidos essenciais que compõem as proteínas da carne, que também são importante fonte de cálcio, potássio e vitaminas, como o complexo B, todos indispensáveis para o crescimento progressivo de crianças em idade escolar”.



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Programação terceirizada

Ouça aqui

91.5 FM

Tarde Máxima
89.7
91.5