Início Notícia Voltar

Segunda etapa da vacinação contra a gripe A começa hoje

22/03/2010 00:00 por lccomunic


CapaNoticia

 Gestantes, crianças com mais de seis meses e menos de dois anos e pessoas de até 60 anos portadoras de doenças crônicas podem procurar os postos de saúde para a segunda etapa da vacinação contra a gripe A, começa hoje em todo o país.

Cerca de 1,75 milhão de gaúchos devem ser imunizados. O secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, avisa que não é necessário atestado médico.

— Não tem como ficarmos esperando que todas as pessoas consultem, peguem atestado, para fazer esta vacinação. Basta a palavra dela. A mesma coisa para gestantes que estão no início da gestação, basta dizer que está grávida.

Esta etapa vai até dois de abril. As crianças que não foram vacinadas em anos anteriores contra a gripe normal precisam receber duas doses contra a gripe A. A segunda será aplicada 30 dias após a primeira. As mulheres que engravidarem poderão se vacinar nas outras etapas.

Tire as suas dúvidas

Como a vacina é aplicada? Nos adultos, a injeção é feita no braço. Nas crianças menores de dois anos, a recomendação é que a aplicação seja na parte frontal da coxa.

Onde posso tomar a vacina?
No Estado, a vacina estará disponível nos postos de saúde de acordo com o cronograma. Na primeira etapa, quando profissionais da saúde serão vacinados, as doses estarão disponíveis em hospitais e clínicas onde essas pessoas atuam (se quiserem, também poderão se dirigir aos postos).

Podem ocorrer efeitos colaterais?
A vacina é segura e já está sendo aplicada em vários países. Como em qualquer vacinação, porém, pode ocorrer febre, mal-estar e dor muscular no local da aplicação. Esses efeitos são esperados e comuns.

Quem pode tomar?
Com exceção de alérgicos à proteína do ovo e quem já teve a síndrome de Guillain-Barré, todos podem tomar a vacina contra a gripe A. Quem estiver com algum quadro de infecção aguda e febril deve esperar ficar melhor para receber a vacina.

Mesmo vacinadas, as pessoas podem contrair o vírus? Pode haver um vírus mais resistente à vacina?
A efetividade da vacina é de 95%. Como a vacina é para o vírus A H1N1, a pessoa não ficará imune a outros tipos de vírus. Por esse motivo, pessoas com mais de 60 anos e portadoras de doenças crônicas serão vacinadas contra a gripe A e contra a gripe sazonal. Se alguém ficar doente após receber a vacina da gripe A, será por ter contraído outro vírus.

Posso tomar a vacina contra a gripe A e depois tomar a vacina contra a gripe comum?
Sim, é a única forma de se proteger contra os dois tipos da doença. Nos postos de saúde, a vacina contra a gripe comum só é gratuita para idosos dentro do período da campanha.

Posso tomar a vacina estando resfriado?
Sim, não há contraindicação. Se houver febre alta, porém, é melhor esperar o fim do quadro para receber a vacina.

Estou grávida. Devo me vacinar?
Sim, é extremamente recomendado, uma vez que as gestantes compõem um dos grupos de risco. Quem engravidar depois desse período também deve se vacinar.

Quando começa a fazer efeito?
Os anticorpos começam a se formar no organismo de 14 a 21 dias após a aplicação.

Por quanto tempo a dose protege?
Enquanto o vírus não sofrer mutação. Em geral, a tendência dos vírus da gripe é de circular durante dois a três anos, segundo técnicos do Ministério da Saúde. Por isso, a vacina deve ser reaplicada periodicamente.

Por que as faixas etárias dos dois anos aos 19 anos, dos 40 aos 60 anos e acima dos 60 anos sem doenças crônicas não receberão a dose gratuitamente?
Essas pessoas poderão ser vacinadas gratuitamente se portarem doenças crônicas. Se não for o caso, elas não se enquadram nos grupos de risco da doença, conforme definição do Ministério da Saúde. Quem quiser tomar a dose pode procurar uma clínica particular.

Como foi feita a escolha dos grupos que receberão a vacina de graça?
Os grupos prioritários que receberão a vacina foram aqueles que tiveram maior risco de desenvolver formas graves da doença e de morrer. Eles foram definidos em parceria com representantes de sociedades científicas, Estados, municípios e entidades de classe. Os critérios levaram em conta as recomendações da Organização Mundial da Saúde, a observação da primeira onda da pandemia no Brasil e a experiência dos países do Hemisfério Norte.

A vacina protege contra todos os tipos de gripe ou só contra o A H1N1?
A vacina é do tipo monovalente, ou seja, protege apenas contra o vírus da gripe A.

Quem contraiu o vírus em 2009 pode se vacinar?
Sim. A vacinação é justamente para prevenir que as pessoas voltem a contrair o vírus neste ano. Isso porque o vírus é mutante e evolui a cada estação.

Se eu perder o dia, tenho como tomar depois?
Sim. As pessoas que perderem o período do seu grupo poderão se identificar nos postos de saúde e solicitar a vacina até 21 de maio (data prevista para o fim da campanha) ou enquanto houver disponibilidade em estoque.

Qualquer pessoa pode aplicar a vacina? A recomendação é que a vacina seja aplicada por pessoas habilitadas. No caso, enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares de enfermagem, médicos e cirurgiões-dentistas.

Se eu fiz vacina contra outra doença recentemente, posso me vacinar contra a gripe A?
Sim. Não há contraindicação.

Mesmo com a vacina, haverá administração do Tamiflu para possíveis casos? O Tamiflu é o medicamento para quem já contraiu o vírus. Qualquer médico pode receitá-lo. Na rede pública, a droga pode ser obtida gratuitamente mediante retenção da receita e prescrição médica com validade de cinco dias.

Fontes: Programa Estadual de Imunizações da Secretaria Estadual da Saúde e Ministério da Saúde


 Fonte:ZEROHORA.COM



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Arena Hits

Ouça aqui

91.5 FM

Som Pop
89.7
91.5