Início Notícia Voltar

Gestantes e crianças formam filas para vacinação contra a gripe A no RS

22/03/2010 00:00 por lccomunic


CapaNoticia

A segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra gripe A começou nesta segunda-feira. Pela manhã, gestantes, crianças de seis meses a dois anos e doentes crônicos foram até os postos de saúde para serem imunizados. Em Porto Alegre, quatro postos tiveram a aplicação da dose da vacina suspensa pela falta de luz.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, a imunização será oferecida em mais de 1,7 mil postos de vacinação e a meta é atingir 1.075.376 pessoas nesta fase. Ele também informou que as mulheres que engravidarem após esta data poderão se vacinar nas demais etapas da campanha. As crianças que não foram vacinadas em anos anteriores contra a Influenza necessitam receber duas doses- a segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira.

Todas as grávidas, independentemente do período de gestação, devem se vacinar. As mulheres que engravidarem após o fim dessa etapa poderão se imunizar nas fases seguintes. Na vacinação das crianças, pais e responsáveis devem levar aos locais de imunização apenas os bebês que já completaram seis meses de idade e os menores de dois anos. É muito importante que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacinação da criança.

As crianças receberão uma dose dividida em duas vezes. A segunda meia dose será administrada 30 dias após a primeira. Se a criança completar seis meses depois do dia 2 de abril, também poderá ser vacinada normalmente.

Em relação aos doentes crônicos, devem procurar os postos de vacinação pessoas com menos de 60 anos que têm problemas sérios de coração, pulmão, rins, fígado, diabéticos, pacientes em tratamento para aids e câncer ou os chamados grandes obesos. Aqueles que serão vacinados devem levar aos postos um documento de identidade com foto e a carteira de vacinação do adulto, se possuírem. Não é necessário apresentar atestado médico para comprovar a doença crônica.

Esta fase se estende até o dia 2 de abril. A primeira etapa da vacinação no Rio Grande do Sul se iniciou em 8 de março e se estendeu até hoje.



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Gramofone

Ouça aqui

91.5 FM

Gramofone
89.7
91.5