Notícias

23/01/2019 - 09:38:37
Postado por: Redação

Governo federal prorroga permanência da Força Nacional de Segurança no Rio Grande do Sul




Os agentes destacados pela Secretaria Nacional da Segurança Pública permanecerão em Porto Alegre por mais 60 dias ? período passível de prorrogação.

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, atendeu ao pedido do governo do Estado e prorrogou a presença da Força Nacional no Rio Grande do Sul. A medida foi publicada nessa terça-feira (22) no Diário Oficial da União (DOU).

A renovação de efetivo é um procedimento padrão da FNSP, uma vez que a tropa é composta por servidores das forças de Segurança Pública estaduais de todo o Brasil, que atuam por um período determinado e regressam às suas corporações de origem. Os agentes destacados pela Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp) permanecerão em Porto Alegre por mais 60 dias – período passível de prorrogação.

O vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, salientou o apoio dado nos últimos anos pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que contribuiu para o combate à violência e à criminalidade. “Um trabalho relevante, principalmente no momento em que eles vieram prestar auxílio aos órgãos estaduais, em 2016. Atualmente, são 55 policiais militares e nove policiais civis experientes atuando na capital. Iremos, nestes 60 dias, fazer uma avaliação para que se possa definir sobre a necessidade de uma nova prorrogação”, afirmou.

A Força Nacional de Segurança Pública está presente no RS desde agosto de 2016. Em maio de 2017, a atuação em Porto Alegre passou a ser desenvolvida de acordo com o planejamento estratégico do Plano Nacional de Segurança Pública, no qual Porto Alegre, Natal e Aracaju foram escolhidas como cidades-piloto. Dentro das ações efetuadas, estão operações de combate a homicídios dolosos, feminicídios e tráfico de drogas, em área pré-estabelecidas pela SSP e a Senasp.

*Portal do Governo RS

Mais Notícias

Enquete ver parcial

A maioria da população brasileira é a favor da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos...e você?