Início Notícia Voltar

Senado aprova separação com divórcio em cartório

08/04/2010 00:00 por lccomunic


CapaNoticia

A conversão da separação consensual em divórcio poderá ser feita em cartórios, conforme projeto aprovado hoje, em caráter terminativo, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
Segundo explicou o presidente da CCJ, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), a legislação já permite que os procedimentos de separação e divórcio sejam feitos em cartório, desde que haja acordo entre as partes.
No entanto, a lei em vigor ainda não prevê a conversão administrativa da separação consensual em divórcio, que ainda precisa ser feita por via judicial.
— Por um lapso não estendeu essa permissão para a conversão da separação consensual em divórcio — disse o autor do projeto, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE).
Pela lei em vigor, a separação e o divórcio em cartórios só são admitidos quando não há filhos menores ou incapazes do casal.
Em relação a bens, segundo prevê o Código de Processo Civil, deve constar na escritura pública, a descrição e a partilha dos bens comuns e à pensão alimentícia, além de acordo quanto à retomada, pelo cônjuge, de seu nome de solteiro ou à manutenção do nome adotado quando se deu o casamento. O projeto, agora, vai para a Câmara.



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Manhã Máxima

Ouça aqui

91.5 FM

Show da Manhã
89.7
91.5