Início Notícia Voltar

DIA DA VOZ: Hidratação e bocejo são bons exercícios para cuidar bem da voz

16/04/2010 00:00 por lccomunic


CapaNoticia

Hoje é o Dia Nacional da Voz e a data merece um registro.... de voz. Ela é a nossa principal ferramenta de comunicação e precisa ser muito bem cuidada. Por isso, a presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Mara Behlau, recomenda que você procure um médico sempre que notar qualquer tipo de mudança na voz.

"O principal cuidado que se deve tomar com a voz é perceber que se sua voz modificou por mais de dez dias, se ela ficou mais rouca, mais fina, mais grossa, mais cansada, isso não é normal. Isso deve ser avaliado por um especialista, porque pode indicar um problema sério de saúde."

Segundo a fonoaudióloga, rouquidão, tosse, dificuldade para falar e a voz soando diferente do normal são sinais que devem deixar você em alerta. E para se livrar destes problemas, Mara Behlau não recomenda usar soluções caseiras que não são recomendadas por especialistas.

"O gengibre tem uma substância antiinflamatória. Então, quando estou com um pouco de dor de garganta, ele pode ajudar a melhorar. Ele não vai curar uma rouquidão. As pastilhas, de modo geral, mascaram o problema ou não têm nenhum efeito."

Locutores, professores, narradores de rodeio, pessoas que usam a voz como instrumento de trabalho, devem ter um cuidado maior ainda. Mara Behlau aconselha um treinamento com um fonoaudiólogo para aprender a usar a voz adequadamente. E a fonoaudióloga dá mais dicas.

"A questão de se manter um ambiente com menos competição sonora é essencial. Um barulho de rua, a janela pode ser fechada. Barulho de máquinas, as máquinas podem ser substituídas por outras menos barulhentas. Se usa a voz constantemente por um longo período, manter a hidratação é um aspecto essencial."

 

A presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Mara Behlau, explica que, quem está com a voz rouca, deve procurar falar pouco para não piorar a situação. Outra dica é bocejar bastante de manhã cedo, para acabar com aquela voz característica de quem acabou de acordar.

Reportagem, Alan Borges  Agência do Rádio



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Ouça aqui

91.5 FM

89.7
91.5