Início Notícia Voltar

Líder do governo propõe fatiar reajuste a aposentados

21/04/2010 00:00 por lccomunic


CapaNoticia

Diante de um Congresso vazio na véspera do feriado, foi apresentada proposta alternativa para o reajuste dos aposentados. O projeto prevê alta de 7,7% para inativos que ganham até três salários mínimos.
Segundo a proposta apresentada pelo líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), quem recebe acima desse valor permaneceria com os 6,14%, já concedidos pelo governo.
Prevista para ser votada na próxima terça-feira, a medida provisória que concede aumento aos aposentados tem sido motivo de divergências na própria base governista. Segundo Vaccarezza, a proposta foi negociada diretamente com a equipe econômica, mas ainda precisa ser apresentada aos líderes de base. Na semana passada, os ministérios da Fazenda e do Planejamento haviam negado a possibilidade de conceder índice superior a 7%.
Os ministros da área econômica também temem que os aumentos com faixas diferentes resultem numa enxurrada de ações na Justiça. Por isso, a equipe jurídica do governo deve entregar um parecer sobre o assunto até o fim de semana.
Conforme o petista, o índice também seria retroativo a janeiro, quando entrou em vigor o reajuste de 6,14%:
– Essa proposta foi toda negociada com o governo. Se for aceita, vai beneficiar cerca de 81% dos aposentados.
Longe de Brasília, as principais lideranças que representam a categoria se mostraram surpresas com a proposta. Do Rio Grande do Sul, o senador Paulo Paim (PT-SP) antecipou que pretende continuar batalhando para que o índice de 7,7% beneficie toda a categoria. De São Paulo, o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) afirmou não ter conhecimento da divisão salarial apresentada por Vaccarezza.



Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência.

Ouça aqui

89.7 FM

Sábado Bom Demais

Ouça aqui

91.5 FM

Sabadão da Alegria
89.7
91.5