Notícias


02/12/2011 -

Alunos do Campus Santo Augusto são aprovados em Mestrado da UFPEL




O Curso Superior de Tecnologia em Alimentos do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santo Augusto está em festa com a aprovação dos alunos Juliele Ilone Dambros e Maurício Seifert, no Mestrado em Ciência e Tecnologia de Frutas e Hortaliças da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL.

Mauricio e Juliele, concluintes do curso de Tecnologia em Alimentos do Campus Santo Augusto, têm uma trajetória de estudos marcada por muita dedicação. Ambos ingressaram como bolsistas de Iniciação Científica, no 2° semestre de 2010, e desde então, têm realizado várias pesquisas, que resultaram em trabalhos apresentados em diversos seminários e congressos estaduais e nacionais. Mauricio inclusive obteve o 2° lugar na 4° Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), na modalidade Apresentação de pôster, com o trabalho "Comportamento do óleo de girassol refinado e óleo de soja refinado em processo de fritura por imersão em alimento de origem vegetal", orientado pelo professor Aelson Aloir Santana Brum.

Juliele atualmente é bolsista do CNPq, onde tem feito pesquisas sobre a “Estabilidade das frutas frente ao processamento”, e também está fazendo o estágio curricular obrigatório, sobre “Análise dos estágios de desenvolvimento de 3 cultivares diferentes de morango”. Mauricio também está realizando o estágio curricular, e tem feito pesquisas sobre “ Defumação de filés de tilápia”.

Para os dois futuros Mestres, o que mais contribuiu para o alcance desta conquista, foi o fato de estarem inseridos nos trabalhos de pesquisa feitos pelo curso, também nas diversas experiências e atividades realizadas nos laboratórios, e principalmente por terem procurado estudar além da sala de aula, lendo livros e artigos científicos, inscrevendo trabalhos em congressos e seminários e publicando artigos em revistas científicas. Para ambos, a conquista foi fruto de muito estudo e dedicação, de muitas horas de trabalho nos laboratórios, que renderam erros e acertos, mas também muito aprendizado.  

De acordo com a Coordenadora do Curso de Tecnologia em Alimentos, professora Joseana Severo, esse excelente resultado mostra o grande potencial do campus. “Com certeza mais um motivo para comemoração e orgulho dos docentes e técnicos do Campus Santo Augusto, principalmente para os que atuam na área de alimentos. Isso mostra, mais uma vez, que nem sempre acertamos, mas que com certeza estamos buscando o caminho certo.”

Para a professora Cíntia Guarienti, coordenadora do Eixo Tecnológico de Produção Alimentícia, “é um orgulho fazer parte desta conquista e uma satisfação poder colher os frutos que foram plantados”.

Mauricio e Juliele agradecem a todos os professores do curso, que auxiliaram, de uma forma ou de outra, para que conseguissem alcançar a aprovação no Mestrado, mas principalmente aos seus orientadores, Joseana, Melissa e Aelson, os quais acompanharam mais de perto toda sua trajetória.


Fonte: Carla Maron
Jornalista do Instituto Federal Farroupilha

Mais Notícias

Enquete ver parcial

O Brasil está fora da copa, e agora?

E-mail: [email protected]

Fone: (55) 3781-1255

Endereço: Pe. Roque Gonzáles, 08, Centro

Santo Augusto | RS | Brasil | 98590-000