Notícias


11/01/2012 -

Embalagens de agrotóxicos servem como jangada no rio Turvo




Um fato preocupante foi registrado pelas lentes do Portela Online no último final de semana no Rio Turvo, divisa dos municípios de Tenente Portela e Três Passos. Jovens desceram as águas do rio utilizando uma espécie de “jangada” artesanal, feita a partir de embalagens de agrotóxicos. Eles se divertiam com a brincadeira, talvez ignorando o perigo ao qual expuseram-se ao estar em contato direto com resíduos tóxicos, sem falar no risco de contaminação do ambiente e dos seres vivos que nele interagem, inclusive um grande número de banhistas que procuram as águas dos rios para se refrescar e fugir do calor durante os finais de semana.

“Um absurdo a falta de conscientização dessas pessoas!”, diz o Engenheiro Agrônomo Alessandro Braucks ao ver as fotos dos jovens sobre as embalagens de agrotóxicos navegando pelo rio. Conforme Alessandro, quando o produto é adquirido pelo agricultor, este é imediatamente informado da obrigatoriedade da devolução das embalagens vazias, além da ampla divulgação através das campanhas de conscientização.

A resolução 334 de 2003 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, estabelece a obrigatoriedade do retorno destas embalagens.

Neste ano entrou em funcionamento na Cotrijuí, unidade de Tenente Portela, um Posto de recebimento de embalagens de agrotóxicos. Conforme o coordenador técnico da cooperativa, Marcos Lapazini, os municípios mais próximos para realizar a entrega são: Giruá, Palmeira das Missões e Seberi.

Conforme o PATRAM de Três Passos (Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler) os responsáveis, se flagrados, podem responder processo por crime ambiental.
 
O caso foi registrado na Polícia Civil.
 
Fonte e Foto - Portela Online

Enquete ver parcial

O que você quer em 2018?

E-mail: [email protected]

Fone: (55) 3781-1255

Endereço: Pe. Roque Gonzáles, 08, Centro

Santo Augusto | RS | Brasil | 98590-000