Notícias


17/02/2012 -

Reitor confirma implantação de Agronomia, mas a longo prazo




Na tarde de quarta-feira, 15 de fevereiro, o Deputado Federal Jerônimo Goergen, após audiência com o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco, informou, em entrevista a emissoras de rádio locais, ao Diretor do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto, Marcos Valdemar Ruffo Goulart, e ao Prefeito Municipal Alvorindo Polo, bem com a comunidade em geral, que o “Ministério da Educação autorizou a instalação de um curso de Agronomia em Santo Augusto”.

O Deputado Jerônimo, com o apoio de várias entidades, já vinha há algum tempo articulando com os ministérios a vinda do curso para o município. “Essa é uma conquista que vem para fortalecer ainda mais nossa região”, enfatizou o Deputado Jerônimo.

Segundo o Diretor do Campus Santo Augusto, Marcos Valdemar Ruffo Goulart, “o curso de Agronomia tem várias exigências para o seu pleno funcionamento. E até sair o processo seletivo, essa estrutura precisa ser montada, o que demandará uma série de estudos, a fim de ser criado o projeto do curso, bem como planejar toda a estrutura necessária”.

Para Marcos, a partir de agora começa um novo percurso. Há toda uma tramitação legal para se proceder. Primeiramente serão montados os projetos Educacional e Arquitetônico, somente depois disso será realizado o processo licitatório, o que exige tempo. “O importante é que o Curso de Agronomia está assegurado para o município de Santo Augusto, uma conquista, que a longo prazo toda a região vai poder desfrutar.”

Nesta sexta-feira, dia 17, o Reitor do Instituto Federal Farroupilha, Carlos Alberto Pinto da Rosa, em entrevista a emissoras de rádio locais, falou a respeito da informação repassada pelo Deputado Federal Jerônimo Goergen. Segundo o Reitor, "com a fundação do Campus Santo Augusto, em 2007, intitulado Uned - Cefet BG, o curso de Agronomia já estava incluído nas metas da instituição, que até então pertencia a Bento Gonçalves. A partir de 2008, com a criação dos Institutos Federais, nós acordamos que tudo o que havia sido tratado com o Cefet de Bento, seria cumprido. Mas para implantarmos o curso de Agronomia em Santo Augusto, algumas etapas precisam ser vencidas. Se questionado sobre a existência de tal possibilidade hoje, eu vou dizer que não, porque não temos infraestrutura para acolher um curso desta envergadura neste momento."

O Reitor, afirmou ainda que “entende perfeitamente o euforismo, a satisfação da comunidade, das autoridades, das lideranças, mas devemos agir com muita precaução. Temos que valorizar as iniciativas dos colegas políticos, todas as benfeitorias que eles trazem para a região, como o próprio encaminhamento do curso de Agronomia. Que bom que o curso foi encaminhado, mas vamos ter que dar um tempo."

Para Carlos Alberto "quem está fora do processo, acha que é fácil instalar um curso, mas muita coisa precisa ser analisada, avaliada, sendo necessário fazer um levantamento de áreas, laboratórios, enfim, de toda infraestrutura necessária. Temos um plano de metas com o MEC, que nos obriga a cumprir alguns prazos, mas com o desenrolar do tempo podemos tentar acelerar o processo e cumprir o compromisso que assinamos, e que está mantido; apenas temos que dar tempo ao tempo. O processo todo, dentro do MEC, não será alterado, e não acredito que haverá uma interferência neste processo, em Santo Augusto."

Questionado se o anúncio da implantação do curso não teria sido precipitado, o Reitor deixou claro que “o anúncio não partiu do Campus, nem da Reitoria, e que existe o pedido, existe a demanda, e nós vamos fazer todo o esforço necessário para sua implantação.” Ao final da entrevista Carlos Alberto ressaltou que “a implantação do curso de Agronomia em Santo Augusto irá acontecer, mas a longo prazo."

Fonte: Carla Maron - Jornalista do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto

Mais Notícias

Enquete ver parcial

O que você quer em 2018?

E-mail: [email protected]

Fone: (55) 3781-1255

Endereço: Pe. Roque Gonzáles, 08, Centro

Santo Augusto | RS | Brasil | 98590-000