Notícias


13/11/2012 -

Moradores de Ijuí recebem lâmpadas e chuveiros econômicos




Companhia de energia da cidade está ajudando moradores a poupar. Técnicos da empresa visitam as casas das famílias de baixa renda.

Moradores de Ijuí estão recebendo ajuda para poupar na conta de luz. O Departamento Municipal de Energia Elétrica (Demei) está instalando chuveiros mais econômicos e lâmpadas fluorescentes em casas de famílias de baixa renda. Além de combater o desperdício, a iniciativa possibilita a redução de custos para os consumidores.

A auxiliar de limpeza Evelise dos Santos foi a primeira moradora do bairro a receber a visita dos técnicos da concessionária de energia elétrica. Eles estão substituindo os chuveiros elétricos, e as lâmpadas pelo modelo fluorescente, mais econômico. A novidade agradou, já que os gastos com luz consomem boa parte do orçamento da família.

"Vai ser bem bom, pois vai reduzir o preço da luz. Vai servir de economia para mim", disse a moradora.

"É um programa que ajuda na distribuição de renda da população, pois você faz economia do consumo de energia. Temos 1173 consumidores enquadrados na modalidade tarifa social", contou Alceu Van der Sand, presidente do Departamento Municipal de Energia Elétrica de Ijuí.

A economia representa mais de R$ 12 no orçamento mensal da moradora. O segredo está no sistema do chuveiro, que possibilita o reaproveitamento do calor da água.

"O chuveiro preaquece a água através de uma plataforma. A água quente cai sobre a plataforma, e vai para o chuveiro, há um ganho de calor de cerca de oito graus, a água já vai preaquecida, reduzindo o gasto de energia", explicou o engenheiro elétrico Tafarel Franco Milke.

A previsão é que em até duas semanas todas as residências escolhidas pelo projeto tenham recebido os chuveiros. Já a distribuição das lâmpadas vai até o final de novembro.

Fonte: G1/RS

Mais Notícias

Enquete ver parcial

O Brasil está fora da copa, e agora?

E-mail: [email protected]

Fone: (55) 3781-1255

Endereço: Pe. Roque Gonzáles, 08, Centro

Santo Augusto | RS | Brasil | 98590-000