Notícias


27/02/2013 -

Ex-aluno da Licenciatura assume como professor de Informática




 

No mês de fevereiro, o IF Farroupilha-Câmpus Santo Augusto recebeu um novo professor de Informática que veio para ocupar a vaga de Tiago Santi Bressan, o qual foi transferido para o Câmpus de Jaguari. Trata-se do ex-aluno, Cleitom José Richter, formado na 1ª turma da Licenciatura em Computação.
 
Cleitom é natural de Santo Augusto, da localidade de Bela Vista. Concluiu o ensino médio na Escola Estadual Ensino Médio Santo Augusto e fez Curso Técnico em Informática na URI em Santiago-RS. Morou na zona rural até os 16 anos, junto com seus pais. Depois desse período, mudou-se com a família para a cidade, onde trabalhou em supermercado e oficina de chapeamento. Aos 19 anos, foi para o exército em Santiago, permanecendo lá por seis anos e meio. Em 2003 foi nomeado no Concurso Público da Prefeitura de Santo Augusto, onde trabalhou até o início deste ano em funções administrativas na Secretaria Municipal de Educação.
 
Em 2008, ingressou na Licenciatura em Computação do Câmpus Santo Augusto. Ao longo do curso apresentou trabalhos em eventos como o I SINECT - 2009 em Ponta Grossa PR, e o VIII Salão de Pesquisa do SETREM - Três de Maio RS, além de todas as edições da Mostra Técnica do Câmpus. Aos poucos, Cleitom foi se identificando com a ideia de ser professor. "Sempre gostei de tudo o que é relacionado com tecnologias e principalmente informática, mas o conhecimento passado pelos professores, a parceria com os colegas na realização de trabalhos, trocas de experiências e grupos de estudos, foram fundamentais para que eu alcançasse sucesso no curso".
 
Segundo Cleitom, logo após a formatura, em setembro de 2011, soube que seria aberto edital de concurso público para docentes de informática, com duas vagas para Santo Augusto. A partir daí, começou a se preparar estudando o conteúdo que poderia cair nas provas. "Eram 60 inscritos para Informática II e compareceram apenas 30. Escolhi para a prova discursiva o tema ?Unidades de disco?, por ser uma área que me identifico. Fiquei muito surpreso com o resultado, pois dos 30 candidatos, apenas seis passaram para a prova didática e eu fiquei em 5º lugar. Quando saiu o resultado da prova didática, meu espanto foi ainda maior, pois eu havia conquistado a 2ª melhor nota (82), concorrendo com candidatos que já atuavam como professores. Com a prova de títulos, minha classificação final foi para 5º lugar. Mesmo assim, naquela ocasião, o objetivo era passar, pois a procura por professores de informática é grande e a nomeação seria praticamente certa".
 
Cleitom afirma estar muito feliz por conseguir atuar como docente na instituição que lhe oportunizou essa condição. "É, sem dúvida, muito gratificante. Meu sentimento agora é um misto de felicidade com preocupação em trabalhar constantemente no sentido de me engajar nas atividades do câmpus e multiplicar casos de sucesso iguais ao meu".
 
Postado por Fernando Almeida

Mais Notícias

Enquete ver parcial

Você acha que Lula deve ser preso?

E-mail: [email protected]

Fone: (55) 3781-1255

Endereço: Pe. Roque Gonzáles, 08, Centro

Santo Augusto | RS | Brasil | 98590-000