Importadas do site antigo

Acadêmicas da Setrem desenvolvem projeto de palmilha com aquecimento elétrico

23 de agosto de 2018


Curta e Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Com o frio intenso e rigoroso da região Sul, manter os pés aquecidos não é tarefa fácil. Pensando nisso, as acadêmicas Amanda Kretschmer e Eva Raquel Neukamp, do curso superior de Engenharia de Produção da Faculdade Três de Maio – Setrem, desenvolveram um projeto de uma palmilha com sistema de aquecimento elétrico. A ideia surgiu durante a disciplina de Projeto de Produto, ministrada pela docente Loana Wollmann Taborda.

Amanda explica que a palmilha terá em sua base uma resistência revestida de EVA. A resistência será conectada a uma bateria de celular, através de um fio de cobre que, por sua vez, fará o transporte da energia, conectando a bateria ao interruptor. Um interruptor possibilitará o acionamento do sistema. “Para recarregar a bateria, ela deverá ser alocada no carregador que será o próprio celular. Após colocar a bateria no carregador, este deverá ser plugado em uma tomada com tensão de 110V ou 220V”, completa a acadêmica.

O objetivo deste produto, de acordo com as acadêmicas, é possibilitar o conforto térmico e melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Com o uso da palmilha com sistema de aquecimento, o consumidor terá o auxílio de um produto que funcionará como facilitador no aquecimento corporal, visto a importância para o bom funcionamento das funções fisiológicas e bioquímicas”, acredita Amanda.

O projeto foi publicado no Encontro Mineiro de Engenharia de Produção (Emepro) de 2016 e chamou a atenção da editora Atena, a qual convidou o estudo para fazer parte do e-book “A Engenharia de Produção na Contemporaneidade”, com previsão de lançamento em novembro de 2018. “Acreditamos que o convite para publicação se justifica pela elaboração do projeto bem sustentado bibliograficamente e por tratar-se de um produto inovador, no qual os consumidores possam desenvolver suas atividades diárias sem sentir frio excessivo nos pés, mantendo a agilidade e bom rendimento nos afazeres”, comenta Amanda.

*SETREM

Os comentários estão desativados.